16/11/2020
Boletim Focus: Expectativa para inflação em 2020 sobe para 3,25%

A pesquisa feita com o mercado financeiro sobre os principais indicadores econômicos trouxe pela 14ª semana consecutiva uma estimativa de inflação mais alta em 2020. Segundo o Boletim Focus, a expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor ao Amplo (IPCA) – indicador que mede a inflação oficial do País – é de que chegue ao final deste ano com alta de 3,25%, acima dos 3,20% previstos no boletim anterior.
Para 2021, a projeção para inflação também foi revisada e agora a aposta é de 3,22%, ante 3,17%. O Boletim Focus é divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central (BC).
PIB
Para o Produto Interno Bruto (PIB), as projeções passaram de queda de 4,80% para contração de 4,66% da atividade, em 2020. Já para 2021, os economistas mantiveram o crescimento de 3,31% do PIB brasileiro.
Dólar
Em relação ao dólar, as apostas sofreram pequena mudança em relação à pesquisa anterior e agora a estimativa é de que a moeda norte-americana chegue ao final do ano cotada a R$ 5,41. Para 2021, o dólar está estimado em R$ 5,20.
Selic
Os economistas apostam na Selic – a taxa básica de juros da economia – em 2% ao ano, a mesma expectativa do boletim anterior. Para 2021, a taxa se manteve em 2,75%.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato, vence eleição e assume mandato 2026/2030 na Previ
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio
- Santander propõe acordo que retira direitos e Sindicato orienta bancários a não assinar
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- Movimento sindical cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais
- Contraf-CUT lança cartilha sobre riscos psicossociais e reforça debate sobre saúde mental no trabalho bancário
- Em reunião com presidente do banco, movimento sindical cobra transparência e revisão de critérios do Bônus Caixa e Super Caixa
- Santander inicia campanha de vacinação contra a gripe para funcionários a partir desta segunda-feira (27)
- Bradesco inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (27)
- Movimento sindical denuncia manobra para desfigurar PEC do fim da escala 6x1
- É conquista! Itaú inicia vacinação contra a gripe na segunda-feira (27)
- União sindical em ação: Diretor e presidente do Sindicato participam como mesários de eleição no SEEB Jundiaí
- 74% dos clientes brasileiros preferem agências físicas para serviços complexos