04/11/2020
Artigo explica o interesse do governo em criar e vender o banco digital da Caixa Econômica
.jpg)
Como já foi publicado em diversos meios de comunicação, a Caixa planeja criar um banco digital a partir das contas criadas para o recebimento do Auxílio Emergencial e logo em seguida vender este banco.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região vem alertando que a venda do banco digital constitui mais uma etapa no cronograma de privatizações do Governo, e tem denunciado também os prejuízos da privatização do patrimônio público para todos os brasileiros. "Apesar de ter sido criado com urgência, durante a pandemia, o banco digital se tornou um dos maiores do mundo. Mas, em vez de valorizar a conquista para melhorar o atendimento à população e fortalecer o banco público, mais uma vez a intenção do governo é fatiar a Caixa e torná-la cada vez menor", ressalta o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Segundo artigo do professor Fernando Nogueira da Costa, o avanço dos bancos digitais se acelerou na pandemia. O professor lembra, com informações do jornal Valor Econômico, que os planos do IPO do banco digital da Caixa foram mencionados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em conferência sobre as oportunidades de negócios na relação Brasil-Estados Unidos promovida pelo Milken Institute.
“Quanto vale um banco com 64 milhões de clientes?”, questionou Guedes na ocasião, referindo-se ao público do auxílio emergencial. A conta chega a 100 milhões se forem incluídas pessoas que recebem benefício emergencial para o emprego, FGTS e outros programas. A possibilidade de realizar o IPO havia sido levantada em julho pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em entrevista ao Valor.
Fernando aponta ainda que o banco estatal já está aproveitando essa nova clientela para vender produtos da área de seguros. Também está sendo preparada uma oferta de microcrédito para cerca de 10 milhões desses clientes que deixarão de receber o auxílio emergencial em janeiro. E esse financiamento poderá ser acessado por meio do aplicativo Caixa Tem.
O Brasil é a quarto maior mercado digital do mundo, segundo Guedes. “Não pode se dar ao luxo de perder essa oportunidade para ingressar na economia digital.”
> Para ler o artigo completo, clique aqui.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Após reivindicação da COE, Itaú flexibiliza regras de mobilidade para visitas comerciais
- Lei de Cotas faz 35 anos com apenas 1,27% dos postos de trabalho ocupados por pessoas com deficiência
- CEBB denuncia metas abusivas e cobra solução definitiva para a Cassi em terceira rodada de negociação com o BB
- O custo social da reestruturação bancária no Brasil
- CEE/Caixa cobra novo PFG, novo PCS e critérios transparentes para o PSI
- FGTS deve distribuir lucros entre os trabalhadores; valor será depositado em agosto
- CEE/Caixa e banco retomam negociações nesta quinta-feira (23)
- Nova diretoria: Chapa 1 vence eleições do Sindicato com 98,97% dos votos
- Começou a eleição do Banesprev! Veja o passo a passo para acessar o sistema e vote já!
- COE cobra respostas do Santander e avança debate sobre inclusão e condições de trabalho
- Negociação sobre saúde acontece sob clima de ameaças
- Ainda não respondeu? Participe da consulta sobre o Super Caixa!
- Curso Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas: abertas inscrições para turma de julho
- Pejotização: o julgamento no STF que pode redefinir os direitos no trabalho
- SantanderPrevi inicia processo eleitoral; Sindicato e Afubesp apoiam os candidatos “Representação de Verdade”