10/09/2020
CGPAR: Anapar realiza reunião com entidades representativas sobre planos de saúde

A Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e de Autogestão em Saúde (Anapar) realizou na quarta-feira (9), encontro virtual com representantes de diversas entidades representativas dos usuários de planos de saúde autogeridos para traçar ações no enfrentamento das resoluções CGPAR n° 22 e 23.
As resoluções da CGPAR representam hoje uma das principais preocupações para os trabalhadores e beneficiários dos planos, já que ameaçam e poderão inviabilizar os serviços de assistência médica em um futuro próximo.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Roberto Carlos Vicentim, explica que, ao desmontar um plano de saúde de autogestão, o governo joga os trabalhadores para comprar planos de saúde privados. "Com essas resoluções os empregados que se aposentam perdem o direito ao plano de saúde justamente no momento que mais precisam. Os novos funcionários também não terão mais direito. Os trabalhadores precisarão migrar para o mercado privado ou irem para o SUS. É preciso unir forças, trabalhadores, entidades e sociedade, para lutar contra o desmonte pretendido por um governo de caráter extremamente privatista", ressalta.
A Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, explica que o plano de saúde dos trabalhadores da Caixa, o Saúde Caixa, já sente o impacto da CGPAR desde 2018. No último Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado no começo desse mês e que valerá pelos próximos dois anos, os problemas ficam ainda mais evidentes.
PDC 956
O Projeto de Decreto Legislativo PDC 956/2018, de autoria da deputada Erika Kokay (PT/DF), que susta os efeitos da resolução CGPAR 23 e preserva assistência à saúde dos trabalhadores, segue à espera de votação em plenário.
O projeto já venceu importantes etapas na Câmara dos Deputados com aprovação nas comissões do Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), mas ainda não passou pela votação em plenário por causa da pandemia do coronavírus. A Assessoria Parlamentar explicou que, apesar do cenário adverso, as entidades planejam novas intervenções junto aos parlamentares para pressionar e pedir urgência na pauta do PDC.
Nas próximas semanas, a Anapar realizará mais reuniões para estruturar propostas em defesa dos planos de saúde e contra as resoluções da CGPAR.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú antecipará pagamento da PLR e da PCR para o dia 25
- Bancários aprovam proposta do Bradesco para novo PPR Supera
- Sindicato celebra o Dia do Bancário com show de prêmios e reconhecimento à categoria
- Receita enquadra fintechs nas mesmas exigências de transparência dos bancos
- 1º semestre da Funcef registra rentabilidade acima da meta atuarial
- Bancários do Bradesco votam proposta do Programa Supera em assembleias nesta sexta-feira (29)
- Representantes do GT Banco do Futuro definem pautas da próxima reunião com a Caixa
- Dia do Bancário: história de luta, conquistas e transformação social
- Megaoperação revela que PCC utiliza fintechs para lavar bilhões de reais
- Sindicato alerta para nova tentativa de golpe utilizando nosso parceiro jurídico Crivelli Advogados
- Dia do Bancário: Sindicato presente nas agências reforça diálogo e defesa de direitos
- Sindicato vai às ruas em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional
- Saúde Caixa: Caixa é ágil ao tentar minimizar impacto de projeções de reajuste, mas silencia sobre fim do teto em alteração de estatuto
- Reajuste salarial, PLR, VA e VR: Quanto e quando você vai receber?
- 10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional