24/08/2020
Supremo pode julgar caso que permitiria demissões imotivadas em estatais
.jpg)
O jornal O Estado de S. Paulo publicou nesta segunda-feira (24) que poderá ser julgada em breve a ação que pode permitir que empresas públicas dispensem funcionários sem motivação formal. Hoje, as dispensas só ocorrem por justa causa ou por meio de programas de incentivo à demissão e aposentadoria (PDVs).
A relatoria é do ministro Alexandre de Moraes e o caso está pronto para ser pautado. A movimentação ocorre justamente no momento em que empresas públicas como a Caixa estão sob intenso ataque para a liberação de privatizações, como ocorre com a MP 995.
A ação tem origem em um pedido de reintegração de ex-funcionários do Banco do Brasil que se arrasta há 20 anos. O procurador-geral da República, Augusto Aras, já assinou um parecer onde defende que todas as estatais que atuam em regime de concorrência podem demitir trabalhadores sem ter de apresentar qualquer justificativa. O posicionamento é o mesmo do governo Bolsonaro.
Lembrando que no caso da Caixa o banco possui monopólio apenas da área de loterias e penhor, mas ambos estão ameaçados por projetos de lei em andamento.
Hoje, empresas como a Caixa, Correios, Petrobras e Banco do Brasil concentram a maioria dos 476.644 empregados nas 197 estatais.
A decisão do STF terá repercussão geral já que muitos processos semelhantes correm na justiça, ou seja, ela poderá definir o futuro dos empregados de todas as estatais.
Na Caixa demissões sem justa causa não ocorrem desde 2003 quando a RH 008, que definia este tipo de demissão, foi revogada.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Dia do Bancário: Sindicato presente nas agências reforça diálogo e defesa de direitos
- Dia do Bancário: história de luta, conquistas e transformação social
- Megaoperação revela que PCC utiliza fintechs para lavar bilhões de reais
- Sindicato alerta para nova tentativa de golpe utilizando nosso parceiro jurídico Crivelli Advogados
- Saúde Caixa: Caixa é ágil ao tentar minimizar impacto de projeções de reajuste, mas silencia sobre fim do teto em alteração de estatuto
- Sindicato vai às ruas em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional
- 10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional
- Bradesco: Assembleia no dia 29 vai deliberar sobre PPR e PRB. Participe!
- Reajuste salarial, PLR, VA e VR: Quanto e quando você vai receber?
- BB confirma pagamento da PLR para 12 de setembro
- Bancários aprovam defesa dos empregos e direitos, da democracia e da soberania como eixos centrais de luta
- Caixa prevê cobrar 17 mensalidades e reajuste de até 71,4% para o Saúde Caixa em 2026. Luta pelo reajuste zero precisa ser intensificada
- Bancários realizarão ato em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
- Live: Afubesp comenta decisão da Previc sobre retirada de patrocínio do Banesprev
- 27ª Conferência relembra greve de 1985 que mudou a história da categoria bancária