11/08/2020
Saúde é tema da segunda negociação nesta quarta-feira (12) entre a CEE/Caixa e o banco

A segunda mesa de negociação entre a CEE/Caixa (Comissão Executiva dos Empregados da Caixa) e o banco para debater a minuta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da Caixa, no âmbito da Campanha Nacional dos Bancários 2020, acontece nesta quarta-feira (12). As reivindicações foram definidas pelos mais de mil delegadas e delegados que, a partir dos sindicatos e dos estados, organizaram o 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), realizado em julho, de maneira digital. O foco do debate, nesta segunda mesa, será Saúde e Segurança.
“É dever do empregador garantir que o ambiente de trabalho seja saudável, não importa se esse ambiente é uma agência, departamento ou se é a nossa residência. Vamos defender que seja mantido o Fórum de Condições de Trabalho, que discute as condições específicas de cada local. Lá nós tratamos do monitoramento de resultados, assédio moral, condições físicas e de estrutura das unidades, e jornada de trabalho”, diz Leonardo Quadros, diretor da Apcef-SP, que na suplência representa a Fetec-SP na Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa).
“Também trataremos de questões como suplementação do auxílio-doença, adicionais de insalubridade e periculosidade, procedimentos em caso de assalto e sequestro, licença para tratamento de saúde, trabalho das gestantes, Cipa, intervalo para descanso, pessoas com deficiência, qualidade de vida dos empregados, protocolos em meio à pandemia, entre outras. Saúde é uma questão prioritária para os empregados da Caixa, ainda mais nesse momento de pandemia, no qual, ao contrário do governo federal e da direção do banco, estão dando um verdadeiro exemplo de compromisso com a sociedade. É importante ressaltar, porém, que não somos heróis, mas sim trabalhadores assalariados, que devem ter o seu direito à saúde respeitado. As reivindicações sobre o Saúde Caixa, conquista importantíssima dos empregados, serão debatidas em mesa específica sobre o tema”, esclarece o membro da CEE/Caixa, Dionísio Reis.
Entre as reivindicações específicas relacionadas com PCDs, a CEE/Caixa cobra a inclusão de cláusulas para empregados responsáveis legais por pessoas com deficiência. Entre elas estão:
- Redução de jornada diária em 2h aos pais/mães/responsáveis legais de PCDs para acompanhamento (assegurada a remuneração integral, sem prejuízo da função) em terapias seriadas e reembolso integral nas terapias multidisciplinares especializadas devido a ausência na rede credenciada do Saúde Caixa;
- Custeio de medicamentos e insumos;
- Ausência permitida ilimitada para acompanhamento ao médico e internação;
- Reembolso integral de despesas com tratamentos em clínicas multidisciplinares e/ou múltiplos profissionais para crianças autistas, que demandam terapias muito específicas para as quais o Saúde Caixa não possui profissionais de saúde credenciados, principalmente nos métodos ABA, TEACH e DENVER.
“É muito importante que todos os empregados e empregadas da Caixa se mobilizem na defesa do banco público e na manutenção dos direitos da categoria. Com a pandemia, nossa organização está sendo realizada majoritariamente por meio virtual. Vamos usar a tecnologia para pressionar a direção do banco para renovar a CCT, com a garantia dos direitos, e para ampliar nossa mobilização em busca de mais conquistas. Temos um governo privatista, que tem planos de acabar com o patrimônio do povo, instituições públicas fundamentais para o desenvolvimento do país. Não podemos permitir! Informe-se pelos canais do Sindicato e participe das mobilizações através das redes sociais”, conclama o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.

Calendário
A próxima reunião específica da Caixa, no âmbito da Campanha dos Bancários 2020, será realizada no dia 17 e terá como tema Igualdade e Cláusulas Sociais.
Conecte-se ao Sindicato
Salve o número do Sindicato (17 99259-1987) nos seus contatos, mande um WhatsApp com seu nome e banco em que trabalha. Acesse a página de notícias específicas da Campanha e siga o Seeb Catanduva no Facebook, Twitter e Instagram para se manter informado sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2020.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Saúde Caixa: Caixa é ágil ao tentar minimizar impacto de projeções de reajuste, mas silencia sobre fim do teto em alteração de estatuto
- Sindicato vai às ruas em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional
- BB confirma pagamento da PLR para 12 de setembro
- Bradesco: Assembleia no dia 29 vai deliberar sobre PPR e PRB. Participe!
- 10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional
- Reajuste salarial, PLR, VA e VR: Quanto e quando você vai receber?
- Bancários aprovam defesa dos empregos e direitos, da democracia e da soberania como eixos centrais de luta
- Caixa prevê cobrar 17 mensalidades e reajuste de até 71,4% para o Saúde Caixa em 2026. Luta pelo reajuste zero precisa ser intensificada
- Bancários realizarão ato em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
- Live: Afubesp comenta decisão da Previc sobre retirada de patrocínio do Banesprev
- 27ª Conferência relembra greve de 1985 que mudou a história da categoria bancária
- Revisão do sistema financeiro nacional precisa ser feita com urgência
- Com representação de norte a sul do país, 27ª Conferência Nacional dos Bancários é aberta em São Paulo
- 40º Conecef aprova resoluções das empregadas e empregados
- Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro