11/08/2020
Dia d@ Bancári@: uma data para celebrar as conquistas e reafirmar a luta por direitos

Os bancários e bancárias de todo o país celebram neste 28 de agosto o seu dia. A data surgiu após uma histórica assembleia realizada pela classe bancária em 28 de agosto de 1951, decretando aumento salarial de 31% para a categoria, depois de 69 dias de greve, uma das mais longas e vitoriosas.
Pioneira nas mobilizações por melhores condições de trabalho, a categoria bancária é uma das mais organizadas do país. Direitos como jornada de 6 horas, descanso aos sábados, VA, VR, PLR, licenças maternidade e paternidade ampliadas, entre outros, foram conquistados com muita luta e são resultado da unidade dos trabalhadores. Além destas conquistas, ao longo da história, a organização dos bancários também foi fundamental na defesa da democracia e na construção de um país mais justo e igualitário.
Neste ano, diante de um cenário atípico de pandemia, de profundas ameaças e retiradas de direitos por um governo privatista e genocida, o Dia Nacional do Bancário e da Bancária será comemorado em meio a uma Campanha Nacional Unificada decisiva para a categoria.
“Nesta data, mais do que nunca, é preciso resgatar nossa história de mobilizações e conquistas, parabenizar todos os bancários pelo papel fundamental que desempenham na sociedade, sobretudo neste momento em que colocam suas vidas em risco para levar a milhões de brasileiros os serviços essenciais e importantes políticas públicas como o FGTS, o seguro desemprego, o bolsa-família. É preciso, também, reafirmar nossa disposição de luta contra o desmonte dos bancos públicos, que vem sendo esquartejados de forma silenciosa; as ameaças de trabalho aos sábados, que voltam à pauta dos banqueiros e as demissões em massa. Reforçar a defesa de nossa jornada de 6 horas, o respeito aos protocolos de saúde, regulamentação do teletrabalho, e outros inúmeros direitos garantidos em nossa CCT e que querem nos tirar”, ressalta o presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim.
Para resistir aos ataques que estão sendo desferidos não apenas contra a categoria bancária, mas contra toda a classe trabalhadora, é preciso fortalecer também a mobilização e mostrar ao governo e aos banqueiros que a distância não irá nos limitar. Para isso, é preciso que os trabalhadores estejam conectados. Com o isolamento social, em decorrência da pandemia de Covid-19, as ações estão sendo realizadas de maneira virtual e a participação de todos, mais uma vez, é essencial.
A pandemia também impossibilitou que os bancários comemorassem neste ano junto aos colegas de profissão e familiares com a tradicional Festa dos Bancários e Bancárias, promovida anualmente pelo Sindicato. Para que todos tenham a sua saúde preservada através das recomendações da OMS e da Vigilância Sanitária, o evento está cancelado. Entretanto, o Sindicato está organizando algumas novidades para valorizar e presentear os trabalhadores no seu dia. Mais informações serão divulgadas em breve através de nossos canais de comunicação. Fique ligado! Acompanhe o Sindicato pelo site e redes sociais.
Parabéns, bancários e bancárias! O Sindicato está na luta com você!
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Saúde Caixa: Caixa é ágil ao tentar minimizar impacto de projeções de reajuste, mas silencia sobre fim do teto em alteração de estatuto
- Sindicato vai às ruas em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional
- BB confirma pagamento da PLR para 12 de setembro
- Bradesco: Assembleia no dia 29 vai deliberar sobre PPR e PRB. Participe!
- 10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional
- Reajuste salarial, PLR, VA e VR: Quanto e quando você vai receber?
- Bancários aprovam defesa dos empregos e direitos, da democracia e da soberania como eixos centrais de luta
- Caixa prevê cobrar 17 mensalidades e reajuste de até 71,4% para o Saúde Caixa em 2026. Luta pelo reajuste zero precisa ser intensificada
- Bancários realizarão ato em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
- Live: Afubesp comenta decisão da Previc sobre retirada de patrocínio do Banesprev
- 27ª Conferência relembra greve de 1985 que mudou a história da categoria bancária
- Revisão do sistema financeiro nacional precisa ser feita com urgência
- Com representação de norte a sul do país, 27ª Conferência Nacional dos Bancários é aberta em São Paulo
- 40º Conecef aprova resoluções das empregadas e empregados
- Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro