06/08/2020
Termo sobre coleta de dados é ilegal e deixa trabalhadores do Santander sem escolha

A Comissão de Organização dos Funcionários do Santander Brasil, representando o Sindicato nas negociações com o banco, enviou na segunda-feira (3) uma carta (leia no anexo abaixo) ao RH do Santander cobrando a retirada da rede interna do banco de um Termo Aditivo ao Contrato de Trabalho que, se assinado pelos trabalhadores, dará total direito ao Santander de coletar e armazenar imagens e dados pessoais, bem como compartilhar essas informações com empresas do grupo e terceiros tanto no Brasil quanto no exterior.
Segundo um parecer jurídico, o termo não se adequa às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pois não é transparente, não especifica quais serão as informações coletadas, qual a necessidade da coleta, sua finalidade e a quem exatamente os dados poderão ser repassados, o que gera insegurança e desconfiança dos trabalhadores.
Além disso, o parecer jurídico ressalta que qualquer alteração no contrato de trabalho é de interesse coletivo dos trabalhadores e, consequentemente, das entidades que os representam.
O banco espanhol, todavia, negou-se a discutir qualquer adequação no termo com as entidades representativas, e somente informou que fará uma comunicação aos trabalhadores sobre preservação e restrição das informações vinculadas ao contrato de trabalho. O Santander deixou os trabalhadores sem escolha. Muitos bancários, desde a imposição do banco, têm procurado o movimento sindical, temerosos.
O banco estiulou o dia 14 de agosto como prazo final para os trabalhadores assinarem o contrato. Caso contrário, não terão acesso ao portal RH e a outros serviços na intranet do banco. O Sindicato e os bancários exigem transparência e querem saber por que os seus dados estão sendo recolhidos, como eles serão utilizados.
"Esse contrato é prejudicial aos bancários uma vez que altera o contrato original e permite o acesso a dados pessoais e sigilosos que são o bem mais preciso no que tange à identidade virtual. E não podem ser expostos a qualquer empresa nem aqui muito menos no exterior como quer o banco", explica o secretário geral do Sindicato, Júlio César Trigo.
A dirigente Rita Berlofa, bancária do Santander e presidenta mundial da UNI Finanças, alerta que os trabalhadores devem se apropriar e se aprofundar sobre o tema, pois a coleta de dados é o alicerce para a Inteligência Artificial (IA). “À medida em que as novas tecnologias e a IA invadem nossos locais de trabalho, é necessária a inclusão dos trabalhadores a fim de resguardar também seus interesses. Por isso, é necessário que desde já haja transparência do Santander e diálogo com os trabalhadores”, ressalta a dirigente.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.
> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
- Ataque cibernético sofisticado coloca em xeque a credibilidade do sistema financeiro
- Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro
- Plebiscito Popular 2025: Sindicato incentiva a participação da categoria no levantamento
- Sindicato participa da 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro
- Abertas as inscrições para a Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro
- Funcef: você sabe o que acontece se a meta atuarial não for alcançada?
- TST reafirma direito à jornada reduzida para empregados públicos com filhos com TEA
- Movimento sindical cobra dos bancos compromisso com saúde mental dos trabalhadores
- Saúde Caixa: Comitês de credenciamento e descredenciamentos serão instalados a partir desta quarta-feira (2)
- FETEC-CUT/SP aprova propostas para a 1ª Conferência Nacional dos Bancários Aposentados
- Plebiscito Popular 2025 mobiliza o país pelo fim da escala 6x1
- Desemprego recua para 6,2%, CLT e rendimento batem novos recordes, diz IBGE
- STF amplia responsabilização das plataformas em conteúdos ilícitos na internet
- Assoicado, prepare-se para as certificações Anbima: confira o calendário do tira-dúvidas da Rede do Conhecimento para julho