09/07/2020

Bancários da Caixa e do Banco do Brasil realizam congressos neste final de semana



 
Os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal realizam seus congressos nacionais neste final de semana (10 a 12/7). O objetivo é discutir questões específicas e gerais da categoria para serem debatidas durante a 22ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá nos dias 17 e 18/7. A abertura e vários debates serão transmitidos ao vivo nas redes sociais da Contraf-CUT.

Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, tanto os congressos quanto a conferência nacional serão realizados por videoconferência.

É um momento importante da campanha nacional da categoria, que começou com a Consulta aos bancários e bancárias, pelas conferências estaduais e regionais e agora acontecerão os congressos nacionais dos bancos públicos, depois dos privados. Tudo isso culminará na Conferência Nacional que define a minuta de reivindicações e a estratégia da campanha.

Todo este processo mostra a legitimidade de nossa pauta de reivindicações, que é criada a partir dos anseios que surgem das bases dos sindicatos de todo o país.

36º Conecef

O 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) será realizado nos dias 10 e 11 de julho virtualmente. Cerca de 280 delegadas e delegados definirão as estratégias de luta e a pauta de reivindicações específica do banco público para a Campanha Nacional 2020. O principal fórum de debates e deliberações dos trabalhadores da Caixa debaterá sobre a defesa da Vida, da Democracia, das Empresas Públicas, dos Bancos Públicos e da Caixa 100% Pública. Em uma segunda mesa, debaterá sobre Saúde e Condições de Trabalho dos empregados, sobre o Saúde Caixa e sobre a Funcef. A terceira mesa debaterá sobre Direitos, sobre a CCT e o ACT, além de contratações.

Representando os bancários de Catanduva e região, participará o diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony).

“O Conecef é uma construção histórica dos empregados da Caixa. E este acontecerá num momento atípico - o de pandemia, e com um novo cenário que é o virtual. Estamos vivendo também  uma conjuntura adversa, de ataques, tanto em relação ao governo federal quanto da direção do banco. Portanto, é muito importante que estejamos mobilizados, unidos e organizados", destaca o diretor do Sindicato.

Eixos e temas ao 36º CONECEF:

 1)     EIXO 1 - Defesa da Vida
a.     Democracia;
b.     Empresas Públicas;
c.     Bancos Públicos;
d.     Defesa da Caixa 100% Pública.

2)     EIXO 2 - Saúde
a.     Saúde e Condições de Trabalho; 
b.     Saúde Caixa; 
c.     Funcef.

3)     EIXO 3 - Direitos
a.     CCT e ACT;
b.     Contratações.

31º CNFBB

Após a abertura solene conjunta, que acontecerá na sexta-feira (10), os funcionários do Banco do Brasil voltam a se reunir no domingo (12), a partir das 9h. Depois de debaterem sobre questões de organização do Congresso, serão realizadas três mesas de debates sobre o papel desempenhado pelo Banco do Brasil na política de crédito para micro, pequenos e médios empresários, assim como para a agricultura familiar; sobre os ataques do sistema financeiro e do governo federal às empresas públicas, aos planos de previdência complementar e saúde suplementar; e sobre a construção de uma frente política em defesa do Banco do Brasil e de seu papel nas políticas sociais e econômicas de estados, municípios e setoriais.

O 31º CNFBB será encerrado com uma planária final, onde será debatido sobre o calendário de lutas e mobilização para Campanha Salarial Unificada, como também de uma Campanha Nacional em Defesa do Banco do Brasil.

"A defesa do BB como parte da luta dos bancários e bancárias contra a privatização das instituições públicas é uma das prioridades na Campanha Nacional deste ano, pois se trata de uma ameaça real que está na pauta ultraliberal do Ministro da Economia Paulo Guedes. É urgente a necessidade de organizarmos nossa Campanha e a defesa do banco que é patrimônio de todos", destaca o presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim.
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS