03/07/2020
Empregados que atendem requisitos do MN incorporaram função devido reestruturação

Os descomissionamentos de empregados ocorridos em decorrência do processo de reestruturação feito pela empresa no início do ano, para aqueles que atendem aos requisitos previstos no RH 151, resultaram na incorporação ao salário da gratificação de função, conforme previsto no mesmo manual.
Ações na justiça – Em fevereiro, a Justiça julgou procedente o pedido da Contraf-CUT e assegurou o direito à incorporação da gratificação de função aos empregados da Caixa que mantiveram tal gratificação por 10 anos ou mais, conforme prevê o normativo RH 151.
Na prática, a liminar mantém as condições do MN RH 151 aos empregados admitidos até 9/11/2017. Assim, graças às decisões nas ações judiciais, os empregados com mais de 10 anos de gratificação de função descomissionados pelos motivos 8 (a critério da gestão), 10 (reestruturação) e 12 (fim da unidade) têm sua incorporação garantida.
Histórico – No final de 2017, a Caixa revogou o normativo RH 151 – que previa as regras de incorporação de função. O fim da incorporação de função estava previsto na reforma trabalhista (Lei 13.467/2017, parágrafo 2o. do artigo 468), que entrou em vigor em 11/11/2017.
A Contraf-CUT ingressou com ação coletiva denunciando a revogação do RH 151 e com mandado de segurança para que o respectivo normativo interno fosse mantido. A liminar foi concedida, em 2018, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Posteriormente, no julgamento do mérito, a decisão foi mantida.
A Fenae, em 2018, também conseguiu um mandado de segurança mantendo a incorporação prevista como previsto no RH 151.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio
- Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato, vence eleição e assume mandato 2026/2030 na Previ
- Santander propõe acordo que retira direitos e Sindicato orienta bancários a não assinar
- Movimento sindical cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Em reunião com presidente do banco, movimento sindical cobra transparência e revisão de critérios do Bônus Caixa e Super Caixa
- Contraf-CUT lança cartilha sobre riscos psicossociais e reforça debate sobre saúde mental no trabalho bancário
- Santander inicia campanha de vacinação contra a gripe para funcionários a partir desta segunda-feira (27)
- Bradesco inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (27)
- Movimento sindical denuncia manobra para desfigurar PEC do fim da escala 6x1