02/07/2020
Apoie a luta dos trabalhadores do Santander! Assine a petição contra demissões no Brasil

A UNI Global Union, sindicato global que representa 20 milhões de trabalhadores em 150 países, lançou uma campanha internacional contra as demissões que o Santander Brasil está promovendo em plena pandemia de coronavírus. No texto do abaixo-assinado online (leia a tradução abaixo), a UNI lembra que o banco se comprometeu a não demitir durante a pandemia de coronavírus, mas que mesmo assim está quebrando o acordo firmado com a Contraf-CUT, entidade associada à UNI e que representa o Sindicato nas negociações com o banco.
O banco anunciou planos de cortar 20% de sua força de trabalho (mais de 9.000 pessoas), mesmo que o vírus ainda esteja se espalhando pelo país.
A empresa já demitiu pelo menos 160 pessoas e mais trabalhadores estão sendo ameaçados de demissão se não cumprirem suas metas de vendas - em um momento em que o número de mortos no Covid-19 no Brasil acaba de atingir o segundo maior nível mundial.
Usar a pandemia como desculpa para despedir trabalhadores está levando a empresa a um novo patamar. Diga ao CEO do Santander Brasil para manter sua promessa aos trabalhadores e proteger seus empregos durante uma emergência nacional de saúde.
Apoie a luta dos trabalhadores do Santander. Assine essa petição que irá à presidência do banco reivindicando o fim das demissões. Compartilhe!
> Acesse a petição aqui: tinyurl.com/y7vw9fao
As demissões, que tem ocorrido em diversas regiões do país, afetaram também à base do Sindicato. "Os bancários já estão passando por um momento de inseguranças e medos. Temos buscado, desde o início da pandemia, inúmeras medidas que preservem a saúde e o bem-estar da categoria. Entretanto, o banco persiste em seguir na contramão, não existe compromisso nem com os bancários, nem com a sociedade. Se o Santander não está realizando cortes nos outros países onde opera, queremos o mesmo tratamento no Brasil. Reivindicamos que a negociação e os acordos firmados com os representantes dos trabalhadores sejam respeitados, já que toda medida que vá impactar na vida dos bancários precisa ser discutida com seus representantes", reforça Roberto Carlos Vicentim, presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região.
Denúncia
Sindicatos de todo o país estão em campanha contra as demissões realizadas pelo banco Santander. No dia 16 de junho, um tuitaço com a hashtag #SantanderRespeiteOBrasil foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. No mesmo dia também ocorreram manifestações em frente de diversas agências. Nos dias 18 e 19, projeções em prédios de diversas capitais colocaram o tema em evidência em vários veículos e comunicação e mostraram um pouco da verdadeira face do banco para a sociedade.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Bancários do Bradesco aprovam acordos de PPR e PRB
- Santander paga antecipação da PLR 2026 até 30 de setembro
- Após cobrança da Contraf-CUT e mobilização dos empregados, Caixa marca mesa de negociação para quarta-feira (16)
- Bradesco antecipa pagamento da PLR para sexta-feira (18)
- Bradesco: Assembleia nesta terça-feira (15) vai deliberar sobre acordo de PPR
- Nota de Pesar: Morre Artur Henrique da Silva, referência do movimento sindical brasileiro
- Caixa reabre negociação com entidades e suspende medidas sobre direitos
- Maioria das bases rejeita proposta da Caixa e greve continua
- Trabalhadores assinam ACT do BB com vigência até 2028
- Bancários de Catanduva e região rejeitam proposta de ACT da Caixa
- Banco Mercantil pagará primeira parcela da PLR em 25 de setembro
- Bancários de Catanduva e região aprovam ACT do Banco do Brasil
- Empregados da Caixa iniciam greve por tempo indeterminado em Catanduva e região
- CCT 2026-2028 assinada: com aumento real sobre todas cláusulas econômicas e novas conquistas
- Assembleia: empregados da Caixa votam proposta de ACT nesta sexta-feira (11)