06/05/2020
Nota de repúdio àqueles que têm atacado os empregados da Caixa Econômica Federal

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, à exemplo da APCEF/SP, manifesta sua profunda indignação e repúdio com alguns comunicadores e veículos de comunicação da grande mídia que têm desferido violentos ataques, em rede nacional, contra os empregados da Caixa. As críticas dizem respeito às crescentes filas nas unidades do banco público por conta do pagamento do Auxílio Emergencial, além de insinuações quanto à honestidade e à conduta profissional dos empregados.
Importante ressaltar que boa parte das pessoas que ficam nas filas buscam informações sobre o cadastro do Auxílio Emergencial, querem tirar dúvidas por conta do atraso no pagamento ou da não aprovação do benefício, assuntos que não são resolvidos pelos empregados das agências da Caixa. O próprio presidente da Caixa, Pedro Guimarães, já explicou que essas inconsistências e a demora no tratamento dos dados não são da alçada da Caixa e, sim, da DataPrev, responsável pelo processamento dos dados.
A Caixa faz apenas a operacionalização dos pagamentos. Compete ao banco público a função de operadora e pagadora dos valores dos referidos benefícios. Não é de sua responsabilidade a análise de mérito dos cidadãos requerentes. Não são os empregados da Caixa que deferem ou indeferem pedidos.
Os empregados da Caixa têm superado obstáculos colocados pelo próprio governo, se desdobrando para atender da melhor maneira possível toda a população, colocando, inclusive, sua segurança e saúde em risco. Passam horas e horas sob sol e chuva, organizam filas, perdem hora de almoço, extrapolam jornada, trabalham aos sábados, feriados… tudo para garantir que as políticas públicas definidas pelo governo cheguem até a população, em especial aquela mais carente.
Além de profissionais, são pais, mães e filhos que deixam a segurança de seus lares e arriscam-se para prestar serviços de qualidade à população. Logo, merecem reconhecimento e respeito, assim como tantos outros profissionais das áreas da saúde, segurança, limpeza, abastecimento e imprensa, no reconhecimento e valorização de sua coragem, compromisso e ética com que vêm atuando para amenizar a crise socioeconômica gerada com a pandemia.
Enfim, a APCEF/SP e o Sindicato ressaltam que todo meio de comunicação deve se pautar por uma atuação responsável e prezar pela ética e pela busca da veracidade dos fatos. Que reavaliem as manifestações injustas contra os milhares de empregados da Caixa, que tanto têm-se esforçado para atender à população, em um trabalho hercúleo, prejudicado principalmente pela falta de planejamento e organização do governo.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Mesa única de negociação: o escudo que salvou bancários do arrocho e agora volta a ser alvo dos bancos
- Representação dos empregados pede reunião com presidente da Caixa após notícias sobre atletas patrocinados
- COE entrega pauta específica ao Bradesco e reforça defesa do emprego e dos direitos dos bancários
- Dia Nacional de Luta: Sindicato intensifica mobilização em Catanduva para fortalecer campanha e defender direitos da categoria
- COE cobra avanços em saúde e condições de trabalho na terceira negociação específica com o Santander
- Terceira rodada de negociação com o Santander terá saúde como tema central nesta terça-feira (28)
- Em Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Sindicato faz alerta sobre o adoecimento da categoria bancária
- Clube dos Bancários conclui serviços de manutenção e reabre a partir desta terça-feira (28)
- Quem faz a Caixa merece cuidado: em Dia Nacional de Luta, bancários de Catanduva cobram responsabilidade do banco com o Saúde Caixa
- CEBB denuncia metas abusivas e cobra solução definitiva para a Cassi em terceira rodada de negociação com o BB
- FGTS deve distribuir lucros entre os trabalhadores; valor será depositado em agosto
- Lei de Cotas faz 35 anos com apenas 1,27% dos postos de trabalho ocupados por pessoas com deficiência
- CEE/Caixa cobra novo PFG, novo PCS e critérios transparentes para o PSI
- O custo social da reestruturação bancária no Brasil
- Após reivindicação da COE, Itaú flexibiliza regras de mobilidade para visitas comerciais