26/03/2020
Por metas, gestores do Santander ameaçam fim do home office de bancários na quarentena

Alguns gestores do Santander parecem desprovidos de qualquer consciência diante da grave situação da pandemia do coronavírus. É o que relata matéria publicada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Em seu site, a entidade informa que, no prédio Conexão, na Barra Funda, trabalhadores em quarentena estão sendo ameaçados com a volta ao local de trabalho de origem se não cumprirem as metas estabelecidas pelos seus superiores. Há terror também nas cobranças por vendas de produtos e metas estabelecidas nas agências subordinadas ao gerente regional norte, tanto as ainda abertas quanto as fechadas pelo banco por tempo indeterminado.
No Conexão, trabalhadores em home office têm sido intimados por e-mail, segundo denúncias feitas ao Sindicato. “Recebemos um e-mail do supervisor falando que se não atingirmos os 40 protocolos (meta para home office), teremos que ir trabalhar no Conexão. O e-mail ainda diz que o mesmo vale para ‘se a rede estiver ruim’”, relata um trabalhador do prédio que está trabalhando de casa.
Na regional norte, as cobranças são para que produtos sejam vendidos aos montes a clientes, mesmo diante da crise. As mensagens recebidas por bancários falam de “questão de salvação de nossos clientes e nosso resultado futuro”, “pegada forte para tirar da frente”, além de conter frases como “não podemos parar”, “precisamos como time cobrir as demais agências” e “socializar na equipe, principalmente quem ainda está na dispersão (o trabalhador que cobre, ao mesmo tempo, as agências abertas e fechadas)”.
Na mesma área, o gerente regional tem, inclusive, contrariado as recomendações do próprio Santander, que postergou, por exemplo, o pagamento da parcela para contratos de crédito pessoal para 60 dias.
“Diante da gravidade de uma situação de pandemia, a qual as pessoas são obrigadas a se isolar em suas casas para que protejam a sua saúde e a da população, as cobranças de alguns dos gestores do Santander são, no mínimo, desumanas, para não dizer irresponsáveis, por atentar contra a saúde dos bancários e a saúde pública”, enfatiza o dirigente sindical Gilberto Campos, o Giba, bancário do Santander.
O dirigente ainda lembra que home office não é bônus ou prêmio para quem bate meta, “mas sim dever do banco para com seus trabalhadores, no intuito de diminuir as pessoas nos locais de trabalho e reduzir o risco de contágio”. “Outra, decisão de home office não é alçada de gerente regional muito menos de supervisor, mas faz parte dos compromissos do banco e da Fenaban firmados em mesa de negociação com o Sindicato”, acrescenta.
“Neste momento onde os clientes estão também tentando contornar a crise, ninguém tem cabeça ou interesse em produto financeiro. A desfaçatez chega a tal ponto que os gestores, para que as metas sejam cumpridas, contrariam as novas orientações do banco ante o cenário de pandemia do coronavírus. Além disso, faz parte das nossas reivindicações junto à Fenaban a suspensão da cobrança por metas durante esta crise”, finaliza Giba, acrescentando que o Sindicato continuará cobrando que o banco reoriente esses gestores.
Procure o Sindicato
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação. Caso esteja passando por situação semelhante, denuncie.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado?
> Você também pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através do (17) 3522-2409.
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú lucra bilhões, corta empregos e precariza atendimento: Sindicato vai às ruas e cobra responsabilidade social
- 2º turno da eleição para o CA da Caixa começa nesta quarta-feira (18). Vote Fabiana Uehara - 0001!
- Dia Nacional de Luta no Bradesco: Sindicato vai às ruas contra demissões e abandono da população
- Contraf-CUT e Sindicatos lançam panfleto didático e interativo de como enfrentar atitudes tóxicas e de violência doméstica
- Apoio ao fim da escala 6×1 cresce e chega a 71% dos brasileiros, diz Datafolha
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- COE Itaú cobra transparência sobre plano de saúde, questiona fechamento de agências e discute renovação do acordo da CCV
- Banesprev: vem aí um novo equacionamento de déficit para o Plano II
- Sindicato denuncia fechamento de agência do Bradesco em Ariranha e cobra responsabilidade social do banco
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa
- Planejamento da FETEC-CUT/SP debate campanha salarial e cenário político de 2026
- Votação para representante dos empregados no CA é retomada. Vote Fabi Uehara!