24/03/2020
Profilaxia: Sindicato orienta aos bancários medidas de prevenção contra o Coronavírus

Uma série de ações vem sendo desenvolvidas pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, e pelo Comando Nacional dos Bancários - que representa a entidade nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), com o objetivo principal de preservar a saúde e segurança da categoria, bem como da população que utiliza os serviços bancários.
Várias instituições financeiras já divulgaram algumas medidas adotadas, mediante solicitação do movimento sindical. Negociação coletiva já possibilitou que mais de 200 mil bancários fossem liberados para home office, assim como todos que fazem parte dos grupos de riscos liberados e gestantes, dentre outras conquistas.
Como todo cuidado é pouco em tempo de pandemia, o Sindicato também indica algumas outras medidas profiláticas, que podem ser adotadas pelos trabalhadores no dia-a-dia, visando evitar o contágio e disseminação do Covid-19.
- Estamos vivendo um momento de crise e o CONTINGENCIAMENTO TEM QUE SER FEITO! A saúde de todos está em risco... funcionários, clientes, gestores, terceirizados e suas famílias.
- Mantenha a distância mínima de 2 metros em relação a outras pessoas e não se esqueça de utilizar frequentemente o álcool gel para higienização, antes e após a realização das operações. Recomende o uso do álcool gel também aos clientes que adentrarem as agências.
- Reforce a limpeza nos caixas eletrônicos, mobiliário dos caixas presenciais e em todas as mesas após a saída de cada cliente. Utilize um pano com álcool nos vidros, na caneta, no balcão, na saboneteira de senha, no telefone, teclado do seu computador, gavetas, etc. O pessoal da limpeza possui um papel extremamente importante, e também devem seguir todos os cuidados com a saúde.
- Cobre dos administradores de sua agência que não falte álcool gel e nem papel toalha para que todos possam trabalhar com o mínimo de tranquilidade. Os bancos precisam oferecer condições adequadas neste período.
- Descarte todo material utilizado na higienização nos lixos e certifique que este lixo também esteja em um local que não ofereça riscos.
- Evite o uso de bijouterias, unhas compridas, barba, bigode, etc.
- O rodízio de funcionários é muito importante. Por isso, é válido lembrar que como você possui a sua vez, seu colega também possui a dele. Cuide para que ele receba um ambiente higienizado e livre de contaminação.
- Todos precisamos ser responsáveis. Todo o processo pode demorar um pouco mais que o habitual, mas é necessário realizá-lo. Explique os riscos aos clientes. É a sua saúde, da população e de sua família em primeiro lugar.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Promoção por Mérito é conquista e precisa ser paga em janeiro
- Lucro de bancos no Brasil supera os ganhos do setor em 15 países latino-americanos somados
- Edital convoca empregados da Caixa para assembleia extraordinária virtual no dia 4 de agosto
- Lucro do Santander despenca em meio a demissões, terceirizações e fechamento de agências
- Trabalhadores voltam à mesa de negociação com os bancos nesta quinta-feira (30) para discutir cláusulas econômicas
- Mesa única de negociação: o escudo que salvou bancários do arrocho e agora volta a ser alvo dos bancos
- Representação dos empregados pede reunião com presidente da Caixa após notícias sobre atletas patrocinados
- COE cobra avanços em saúde e condições de trabalho na terceira negociação específica com o Santander
- COE entrega pauta específica ao Bradesco e reforça defesa do emprego e dos direitos dos bancários
- Terceira rodada de negociação com o Santander terá saúde como tema central nesta terça-feira (28)
- Dia Nacional de Luta: Sindicato intensifica mobilização em Catanduva para fortalecer campanha e defender direitos da categoria
- Quem faz a Caixa merece cuidado: em Dia Nacional de Luta, bancários de Catanduva cobram responsabilidade do banco com o Saúde Caixa
- Em Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Sindicato faz alerta sobre o adoecimento da categoria bancária
- Clube dos Bancários conclui serviços de manutenção e reabre a partir desta terça-feira (28)
- FGTS deve distribuir lucros entre os trabalhadores; valor será depositado em agosto