24/03/2020
Coronavírus – Golpistas passam por profissionais da saúde para assaltar residências

Todo cuidado é pouco em tempo de isolamento social. Histórias sobre golpes se espalham pelas redes sociais – assaltantes se passam por profissionais da saúde para roubar casas e prédios. São Paulo e Distrito Federal são alguns locais com ocorrências.
Na capital paulista, houve casos de criminosos se passarem por profissionais do Hospital Albert Einstein para cometer assaltos. Em Brasília, dois homens se passaram por “agentes de combate ao coronavírus” e tentaram entrar em um apartamento, na quinta-feira (19).
A Secretaria de Saúde de São Paulo orienta a população que utilize apenas canais oficiais das instituições para solicitarem qualquer tipo de serviço. No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde em nota informou que não tem ação de visita às residências no combate ao coronavírus. A pasta disse que agentes da Vigilância Sanitária fiscalizam o comércio, mas eles estão sempre identificados com crachá.
Golpes virtuais
Há também registros de invasões ao sistema do Ministério da Saúde, mensagens no WhatsApp oferecendo aumento no Bolsa Família, além de Netflix grátis. O objetivo é baixar no computador das vítimas vírus virtuais capazes de inviabilizar o sistema, roubar dados pessoais e financeiros e obter as senhas de acesso.
Segundo o site da Revista Veja, a empresa Apura, especializada em inteligência virtual, mapeou a ocorrência de 128.000 possíveis ameaças cibernéticas com termos relacionados a “coronavírus” ou “Covid-19”. A pesquisa foi feita entre 11 de janeiro e 19 de março.
Para se informar, utilize também os canais de comunicação do Sindicato
Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região disponibiliza diariamente uma série de notícias e matérias sobre a pandemia de Coronavírus em seus diversos canais de comunicação.
> Secretaria: você pode falar diretamente com um de nossos diretores pelo telefone (17) 3522-2409.
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão pelo contato (17) 99259-1987. Informe seu nome, banco e cidade em que trabalha.
"É muito importante que os bancários se mantenham atualizados pelos canais de comunicação oficiais do Sindicato, fontes seguras de informação, evitando o compartilhamento de fakenews", ressalta o presidente do Sindictao, Roberto Carlos Vicentim.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Impactos da IA e Soberania são temas da 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- Faltam 8 dias para o início da 27ª Conferência Nacional dos Bancários