24/03/2020
Coronavírus: Santander informa que fechará agências e fará rodízio entre os bancários
.jpg)
O Santander, após conversas com entidades representativas dos trabalhadores sobre medidas a serem adotadas ante a pandemia do coronavírus, fará, a partir desta terça-feira (24), rodízio entre agências e os bancários. O banco ainda anunciou férias coletivas de 15 dias para parte de seus funcionários, licença remunerada para grupos de risco (grávidas, pessoas com 60 anos ou mais, hipertensos, diabéticos e pessoas com doenças imunológicas, entre outros) que não poderão trabalhar de casa, antecipação de 100% do 13º salário para o dia 30 de abril e aumento de 10% no limite do cartão de crédito para todos os bancários.
Além disso, nas concentrações, está sendo adotado, na medida do possível, o trabalho em home office e ainda o espaçamento de 1 metro para os trabalhadores que permanecem atuando no local de trabalho.
Após uma série de cobranças do movimento sindical, o Santander anunciou medidas ante a pandemia do coronavírus com o intuito de reduzir o número de funcionários nos locais de trabalho. Todavia ainda há muita desinformação e uma série de ações a serem tomadas. As entidades representativas têm recebido denúncias de bancários, de que em algumas localidades, além dos critérios de home office não estarem claros, falta álcool em gel. O movimento tem cobrado há dias o Santander para que siga os procedimentos de segurança, e o banco tem de emitir informações claras para estes trabalhadores.
Medidas já adotadas pelo Santander:
Casos suspeitos
A orientação é de afastamento imediato por sete dias e acompanhamento dos sintomas. Os trabalhadores nessas condições devem ligar para a Central de Emergências do Santander (0800 723 44 72) e notificar o gestor e o banco para acompanhamento. O mesmo telefone serve para orientações médicas. Atenção: esse grupo só deve procurar o serviço médico em caso de falta de ar, em razão da escassez de kits para testes do coronavírus no país.
Casos confirmados
O trabalhador deve notificar o banco pela Central de Emergências e o gestor, por e-mail. Nesses casos, o afastamento deve ocorrer por 14 dias. Além disso, a agência onde o trabalhador está lotado deve ser higienizada. E todos que tiveram contato com ele devem se afastar do trabalho por 7 dias e seguir os procedimentos já informados pelo banco.
Grupos de risco
A orientação é procurar um médico e encaminhar atestado ao RH do banco e ao gestor. Na ausência do atestado, esse grupo de trabalhadores poderá fazer uma declaração de próprio punho com os medicamentos dos quais faz uso e informar qual o seu grupo de risco. Os bancários, nesse caso, devem trabalhar de casa ou aderir às férias coletivas, dependendo do quadro e da orientação do RH do banco.
"É muito importante que os trabalhadores notifiquem o banco sobre qualquer sintoma suspeito, pois passarão a ser monitorados e orientados por uma equipe médica. Também é fundamental continuar acompanhando o site e as redes sociais do Sindicato e divulgando para os colegas, pois serão informados nos canais de comunicação da entidade as novas medidas e procedimentos que vierem a ser adotados pelo banco ante a pandemia do coronavírus", destaca o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Luiz Eduardo Campolungo.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Estou com um problema no meu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso canal de denúncias aqui. O sigilo é garantido.
> Secretaria: você pode falar diretamente com um de nossos diretores pelo telefone (17) 3522-2409.
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão pelo contato (17) 99259-1987. Informe seu nome, banco e cidade em que trabalha.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%
- Dia da Visibilidade Trans: Sindicato reforça luta por respeito, dignidade e direitos em ano de Campanha Nacional
- COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária
- Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
- Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
- BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
- Sindicato protesta contra fechamento de agência do Santander e denuncia exclusão financeira pelo banco em José Bonifácio
- Aproveite as férias e o carnaval na Colônia da Afubesp, com desconto para sindicalizados!
- Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026
- Sindicato parabeniza Contraf-CUT pelos 20 anos de conquistas!
- Promotor denuncia uso de fintechs pelo crime organizado e movimento sindical cobra maior regulação
- Vale-alimentação e vale-refeição: novas regras passam a valer a partir de fevereiro
- Dia Nacional do Aposentado reafirma luta por direitos, dignidade e valorização de quem construiu o país
- Santander abre inscrições para bolsas de estudos a funcionários ativos
- Representação dos empregados entrega abaixo-assinado solicitando mudanças no Super Caixa