04/11/2019
Contraf-CUT participa do III Fórum de Sindicalização da Uni Américas Juventude

(Foto: Seeb/SP)
A Contraf-CUT marcou presença no III Fórum de Sindicalização e Estratégias de Organização da UNI Américas Juventude, que aconteceu em Bogotá, capital da Colômbia, na quinta-feira (30) e sexta-feira (1º). O encontro reuniu jovens do Chile, Bahamas, Colômbia, Argentina, Uruguai, Brasil, República Dominicana e outros, com o objetivo de dar continuidade à formação de jovens dirigentes sindicais atuantes nestes países, além de avaliar a situação politica na região e seus efeitos sobre as relações de trabalho e sobre a organização dos trabalhadores.
A Colômbia difere dos demais países da região na intensidade da repressão à organização dos trabalhadores. O país sede do encontro tem altos índices de assassinatos de dirigentes sindicais e lideres sociais, além de fortes ataques ao direito de organização – ferindo inclusive resoluções e recomendações da ONU e da OIT.
“O direito à organização sindical é um direito humano e fundamental para a garantia da paz social e da democracia. A comunidade internacional tem intensificado nos últimos anos a pressão sobre o Estado colombiano para que efetivamente se estabeleça o Acordo de Paz e garanta liberdade sindical”, afirmou a vice-presidenta de Juventude da UNI Américas, Lucimara Malaquias, dirigente sindical e bancária do Santander.
Como consequência à repressão sindical no país, a Colômbia apresenta uma das taxas de sindicalização mais baixas em todo continente americano: cerca de 5% dos trabalhadores são sindicalizados. “Sindicatos fortes e atuantes são fundamentais para garantir trabalho e condições de vida decentes. Estar neste evento nos permitiu conhecer estratégias de organização em ambientes muito hostis aos trabalhadores, e também nos motivou a seguir lutando por democracia e justiça social na América”, completou Lucimara.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Brasil sai do Mapa da Fome da ONU
- Retirada de Patrocínio no Banesprev: respostas para perguntas frequentes
- Sindicatos cobram e Fenaban se compromete com negociação permanente sobre impactos da IA no setor
- Movimento sindical envia ofício questionando se recente mudança estatutária apurada pelo Valor debateu teto de custeio do Saúde Caixa
- Funcef: o que acontece se a meta atuarial for ultrapassada?
- Epidemia: Afastamentos por transtornos mentais nos bancos crescem 168% em 10 anos
- Movimento sindical solicita reunião com a Caixa sobre impacto de afastamentos por saúde no Resultado.Caixa
- 1º de agosto é dia de ir às ruas defender nossa soberania
- Carlos Vieira piora o que estava ruim: fechamento de dezenas de agências da Caixa deve ocorrer em agosto
- Operadora chinesa de cartões vai atuar no Brasil, diz site; entenda!
- FGTS distribuirá quase R$ 13 bilhões do lucro de 2024
- Live dos eleitos discute desempenho da Previ e conquistas dos associados
- Bancárias comemoram lei que prevê cota feminina em conselhos de empresas públicas
- Lei de Cotas para pessoas com deficiência completa 34 anos com avanços e desafios
- 17ª Plenária Estatutária da CUT-SP debate estratégia de luta da classe trabalhadora