22/10/2019
Enquete da Funcef sobre equacionamento do 13º é desrespeito

Começou na segunda-feira (21) o prazo para o participante do Reg/Replan decidir se prefere ser assado no espeto ou no forno. Disfarçada de participação, a consulta sobre a mudança do pagamento da décima terceira parcela do equacionamento é uma artimanha desrespeitosa da Funcef para jogar para o participante a responsabilidade de escolher entre duas opções terríveis e se eximir de sua responsabilidade.
As regras do equacionamento foram definidas pela Funcef, unilateralmente. O participante pagará o total dividido em 13 parcelas anuais pelo prazo de 17 anos, portanto a 13ª parcela é parte de um valor que terá de ser pago pelo participante, de um jeito ou de outro.
O que a Funcef está fazendo com o participante é falta de respeito. É falta de respeito criar no participante a ilusão de não ter de pagar mais a 13ª parcela do equacionamento. É falta de respeito. É falta de respeito induzir o participante a fazer uma má escolha e o responsabilizar por isso.
Independentemente da escolha que faça, da forma que o texto foi redigido, ao participar da consulta fica a dúvida se participante também concordará com a não aplicação da revisão do equacionamento.
A Fenae tem sido procurada por dezenas de participantes do Reg/Replan com dúvidas sobre se devem ou não participar da consulta e o que significa acatar uma ou outra opção.
“Não há boa opção. Mudar a regra significa aumentar a alíquota mensal do equacionamento, que é o oposto do que estamos lutando para conseguir, e não ficou claro que se o participante optar por manter também concordará com a não aplicação da CNPC 30. A Funcef tem muito a esclarecer”, afirma a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- STF vai julgar transparência salarial e movimento sindical defende validade da lei
- Em mesa, CEE denuncia desvalorização dos empregados e cobra respostas da Caixa
- Ao arrepio da lei e da negociação coletiva, Santander quer prejudicar ‘hipersuficientes’
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais