22/10/2019
Enquete da Funcef sobre equacionamento do 13º é desrespeito

Começou na segunda-feira (21) o prazo para o participante do Reg/Replan decidir se prefere ser assado no espeto ou no forno. Disfarçada de participação, a consulta sobre a mudança do pagamento da décima terceira parcela do equacionamento é uma artimanha desrespeitosa da Funcef para jogar para o participante a responsabilidade de escolher entre duas opções terríveis e se eximir de sua responsabilidade.
As regras do equacionamento foram definidas pela Funcef, unilateralmente. O participante pagará o total dividido em 13 parcelas anuais pelo prazo de 17 anos, portanto a 13ª parcela é parte de um valor que terá de ser pago pelo participante, de um jeito ou de outro.
O que a Funcef está fazendo com o participante é falta de respeito. É falta de respeito criar no participante a ilusão de não ter de pagar mais a 13ª parcela do equacionamento. É falta de respeito. É falta de respeito induzir o participante a fazer uma má escolha e o responsabilizar por isso.
Independentemente da escolha que faça, da forma que o texto foi redigido, ao participar da consulta fica a dúvida se participante também concordará com a não aplicação da revisão do equacionamento.
A Fenae tem sido procurada por dezenas de participantes do Reg/Replan com dúvidas sobre se devem ou não participar da consulta e o que significa acatar uma ou outra opção.
“Não há boa opção. Mudar a regra significa aumentar a alíquota mensal do equacionamento, que é o oposto do que estamos lutando para conseguir, e não ficou claro que se o participante optar por manter também concordará com a não aplicação da CNPC 30. A Funcef tem muito a esclarecer”, afirma a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Brasil sai do Mapa da Fome da ONU
- Retirada de Patrocínio no Banesprev: respostas para perguntas frequentes
- Sindicatos cobram e Fenaban se compromete com negociação permanente sobre impactos da IA no setor
- Movimento sindical envia ofício questionando se recente mudança estatutária apurada pelo Valor debateu teto de custeio do Saúde Caixa
- Funcef: o que acontece se a meta atuarial for ultrapassada?
- Epidemia: Afastamentos por transtornos mentais nos bancos crescem 168% em 10 anos
- Movimento sindical solicita reunião com a Caixa sobre impacto de afastamentos por saúde no Resultado.Caixa
- 1º de agosto é dia de ir às ruas defender nossa soberania
- Carlos Vieira piora o que estava ruim: fechamento de dezenas de agências da Caixa deve ocorrer em agosto
- Operadora chinesa de cartões vai atuar no Brasil, diz site; entenda!
- FGTS distribuirá quase R$ 13 bilhões do lucro de 2024
- Live dos eleitos discute desempenho da Previ e conquistas dos associados
- Bancárias comemoram lei que prevê cota feminina em conselhos de empresas públicas
- Lei de Cotas para pessoas com deficiência completa 34 anos com avanços e desafios
- 17ª Plenária Estatutária da CUT-SP debate estratégia de luta da classe trabalhadora