20/09/2019
Sipat do banco Santander apresenta melhorias, mas ainda está longe do ideal

O Santander está promovendo a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) simultaneamente em todos os centros administrativos e agências do banco. O movimento sindical identificou melhorias em relação às Sipats dos anos anteriores, quando o evento se limitou a palestras e cursos online.
Apesar dos avanços, o formato deste ano continua muito longe do ideal, considerando que o Santander foi condenado a pagar indenização de R$ 274 milhões porque submete trabalhadores a metas abusivas que aumentaram o índice de adoecimento mental e ocupacional.
Na sentença em questão, o juiz do Trabalho Gustavo Carvalho Chehab, da 3ª Vara do Trabalho de Brasília, enfatizou que “se o réu [Santander] fosse posicionado na relação de maiores incidências de transtornos mentais ocupacionais, estaria ocupando a sétima posição, a frente de atividades econômicas inteiras como hipermercados e telemarketing”.
Na Sipat deste ano, o banco disponibilizou jogos para estimular memória, paciência, raciocínio lógico, atenção e concentração. Também forneceu reflexologia, na qual um profissional indica os pontos das mãos que devem ser estimulados ou pressionados a fim de evitar ou atenuar doenças causadas por esforço repetitivo, como tendinite ou bursite.
Contudo, o banco está disponibilizando algumas atividades presenciais apenas para uma pequena parcela dos funcionários. É o caso da meditação, a qual somente os empregados da Torre (sede do banco) podem praticá-la de forma presencial. Os demais funcionários devem acompanhar pelo aplicativo GoGood.
O país está celebrando o Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio. As metas abusivas, aliadas ao assédio moral e à carga de trabalho excessiva, aumentam a responsabilidade do Santander na prevenção e conscientização das doenças psicossomáticas, como depressão e síndrome do pânico, que tem alta incidência entre os bancários, justamente devido ao ambiente de trabalho massacrante em busca dos lucros exorbitantes.
A Sipat é a ocasião ideal na qual o banco poderia promover palestras presenciais e permitir que os trabalhadores interrompessem suas atividades para discutir temas sobre saúde e prevenção de doenças sem gerar consequências nas metas, na AQO e na aderência. Não é custo, é investimento. E os benefícios, no médio e longo prazo, não serão apenas para os trabalhadores, mas para o banco, que terá menos afastamentos e menos pessoas trabalhando doentes.
O movimento sindical, portanto, permanece reivindicando que o banco estabeleça parceria com os sindicatos e com outras entidades que atuam na conscientização e prevenção de doenças.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú lucra bilhões, corta empregos e precariza atendimento: Sindicato vai às ruas e cobra responsabilidade social
- 2º turno da eleição para o CA da Caixa começa nesta quarta-feira (18). Vote Fabiana Uehara - 0001!
- Dia Nacional de Luta no Bradesco: Sindicato vai às ruas contra demissões e abandono da população
- Contraf-CUT e Sindicatos lançam panfleto didático e interativo de como enfrentar atitudes tóxicas e de violência doméstica
- Apoio ao fim da escala 6×1 cresce e chega a 71% dos brasileiros, diz Datafolha
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- COE Itaú cobra transparência sobre plano de saúde, questiona fechamento de agências e discute renovação do acordo da CCV
- Banesprev: vem aí um novo equacionamento de déficit para o Plano II
- Sindicato denuncia fechamento de agência do Bradesco em Ariranha e cobra responsabilidade social do banco
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa
- Planejamento da FETEC-CUT/SP debate campanha salarial e cenário político de 2026
- Votação para representante dos empregados no CA é retomada. Vote Fabi Uehara!