08/08/2019
Revisão do equacionamento: Funcef afirma que resposta deve sair até o fim do ano

O presidente da Funcef, Renato Villela, confirmou a realização de estudos sobre a viabilidade da implementação da resolução 30 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), porém enfatizou que existem algumas preocupações quanto à aplicação da revisão nos planos de equacionamentos dos planos de benefício do Reg/Replan Saldado e Não Saldado. Vilella afirmou que a resposta oficial sobre a viabilidade da implementação da resolução será dada até o final deste ano.
As informações foram passadas em reunião com o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira e a diretora de Saúde e Previdência, Fabiana Matheus, na terça-feira (6), na sede da fundação. O encontro aconteceu após solicitação da Fenae para tratar da revisão dos planos de equacionamento com base na resolução 30 do CNPC.
Um dos motivos do pedido da Federação dos empregados da Caixa se dá pelos alarmantes números revelados por pesquisa feita para entender a real situação dos empregados ativos e aposentados. Os dados comprovam a veracidade das queixas recebidas pelos representantes dos empregados da Caixa, principalmente quando se trata dos participantes que já se encontram na fase de receber benefícios.
Quase 60% dos aposentados relatam dificuldade em sua situação financeira e 34,3% dizem ter estritamente o suficiente para sobreviver, sendo que 61% afirmam ajudar financeiramente algum membro da família. O quadro é dramático. Cerca de 92% dos aposentados estão endividados e 40% do orçamento deles está comprometido com o pagamento de dívidas.
Na ocasião, Villela confirmou a mudança de direcionamento da Funcef sobre a política de investimentos, apostando mais na diversificação da carteira. O movimento sindical, há tempos, avisava sobre os perigos da alta concentração dos ativos em renda fixa.
A Fenae informou ao presidente da Funcef que solicitou um novo estudo sobre melhorias do CredPlan, a partir das análises feitas a partir das alterações propostas anteriormente pela Fenae. Segundo Villela, em breve a diretoria da fundação vai marcar uma nova reunião para que o estudo seja apresentado.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos
- Analise a minuta do ACT Saúde Caixa
- SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro
- Entenda tudo sobre o ACT do Saúde Caixa: participe da plenária virtual do Sindicato!
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil