05/07/2019
Movimento sindical defende entidade: Cabesp é muito mais que um simples plano de saúde

A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) é uma joia que foi concebida pelos funcionários do Banespa para cuidar da saúde dos funcionários do banco. É uma entidade diferente de tudo que se vê no mercado de assistência à saúde. Os associados têm representação na gestão, inclusive na assembleia onde são discutidos e deliberados temas de suma importância para a perenidade da caixa.
Chegou ao conhecimento das entidades de representação e associações de banespianos (Afubesp, Afabesp e Abesprev, a Contraf-CUT e Sindicatos) uma decisão da diretoria da Cabesp de limitar os laboratórios para realização de exames apenas nos laboratórios pertencentes a rede Dasa (empresa americana de medicina diagnóstica que engloba o Delboni Auriemo, Lavoisier e Salomão Zoppi, entre outros). Segundo a informação, a medida passa a valer em agosto.
A assinatura de contrato de exclusividade com esta empresa foi feita com voto contrário dos diretores eleitos e posicionamento, também contrário, dos eleitos no Conselho Fiscal.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), as associações, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região e demais sindicatos, mais uma vez, estão juntos contra a medida e cobram da diretoria da Cabesp a revogação dessa decisão, que retira direitos dos associados e reduz a qualidade dos serviços prestados pela Caixa Beneficente.
Até porque, recentemente, foi aprovado aumento na contribuição dos associados para solucionar a questão do déficit da Cabesp e evitar a diminuição de serviços prestados.
No entanto, o que se observa nos últimos tempos são restrições na utilização de home care, mudança de procedimentos, como autorização prévia de terapias, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologias, por exemplo.
As entidades reivindicam abertura de diálogo para buscar solução para todas essas questões.
Contraf-CUT, Sindicatos, Afubesp, Afabesp e Abesprev
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Bancários de Catanduva e região: 63 anos de luta que ecoam no tempo e constroem o futuro
- STF vai julgar transparência salarial e movimento sindical defende validade da lei
- Ao arrepio da lei e da negociação coletiva, Santander quer prejudicar ‘hipersuficientes’
- Em mesa, CEE denuncia desvalorização dos empregados e cobra respostas da Caixa
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias