21/06/2019
Funcionários do BNDES denunciam tentativa de desmonte do banco

A Associação dos Funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (AFBNDES) realizaram um ato na última quarta-feira (19) para defender o BNDES e denunciar as medidas que reduzem a capacidade de o banco contribuir com seu papel no desenvolvimento social e econômico do país.
O banco vem sendo forçado a antecipar a devolução de aportes do Tesouro Nacional que, por contrato, deveriam ser devolvidos em até 60 anos. Além disso, o deputado Samuel Moreira (PSDB/SP) propôs na quinta-feira (13), em seu relatório da PEC da reforma da Previdência, o fim da destinação para o banco dos 28% dos recursos arrecadados com o PIS/Confins.
Atividade ocorreu no auditório Arino Ramos Ferreira, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. Cinco ex-presidentes do banco (Paulo Rabello de Castro, Dyogo Oliveira, Mendonça de Barros, Luciano Coutinho e José Pio Borges) e representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) confirmaram presença.
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, e os ex-presidentes do BNDES André Franco Montoro, Andrea Calabi, Carlos Lessa, Demian Fiocca e Eleazar de Carvalho também apoiaram a iniciativa.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
- Inscrições para Comissões de Diversidade da Caixa vão até 23 de julho
- Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
- Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
- Câmara aprova PL da Devastação. Veja quais são os riscos que o Brasil corre
- Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
- Comissão da Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil
- Conferência Livre de Mulheres da FETEC-CUT/SP vai debater ‘’Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão’’. Veja como se inscrever!
- Encontro Estadual da Fetec-CUT/SP: empregados da Caixa debatem propostas e escolhem representantes para o Conecef
- Em mesa de negociação, empregados reivindicam reajuste zero para o Saúde Caixa
- Com participação do Sindicato, é realizada a primeira reunião do Comitê de Credenciamento e Descredenciamento SP Interior do Saúde Caixa
- Desequilíbrio tributário faz governo perder R$ 200 bilhões anuais
- Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro acontece nesta quinta-feira (17); ainda é possível inscrever-se!
- Sindifisco propõe mudanças no projeto de isenção de IR para quem ganha menos
- Se tem direitos, tem Sindicato: dada à largada na Campanha de Sindicalização 2025!