06/06/2019
Empatado em 2 x 2, julgamento sobre venda de estatais no STF será retomado nesta quinta-feira (6)

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta quarta-feira (5), o julgamento para decidir se o Governo Federal poderá ou não vender as estatais sem autorização do Congresso Nacional. Após empate na votação, a sessão foi suspensa e será retomada nesta quinta-feira (6).
O julgamento teve início na quinta-feira (30), quando o plenário analisou a Reclamação Constitucional impetrada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae). O objetivo da ação é impedir a retomada do processo de venda de ativos da Petrobras e de outras empresas estatais, incluindo os bancos públicos.
Durante o julgamento, os ministros Ricardo Lewandowski, relator do caso, e Luis Edson Fachin, votaram pela proibição da venda sem autorização do Congresso. Já os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso votaram contra.
"As empresas públicas, sobretudo os bancos públicos como BB e Caixa, são fundamentais para o desenvolvimento do país. Eles possibilitam, através de suas políticas e programas de incentivo, o fomento à agricultura, educação, saneamento, habitação, etc. Se a decisão de privatização destas empresas for precedida de debate público e aprovação legislativa prévia, e, se aprovada, dar-se apenas mediante licitação, será mais uma vitória de toda a população em defesa do patrimônio brasileiro contra o projeto entreguista do governo", destaca o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Roberto Carlos Vicentim.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
- Inscrições para Comissões de Diversidade da Caixa vão até 23 de julho
- Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
- Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
- Câmara aprova PL da Devastação. Veja quais são os riscos que o Brasil corre
- Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
- Comissão da Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil
- Conferência Livre de Mulheres da FETEC-CUT/SP vai debater ‘’Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão’’. Veja como se inscrever!
- Encontro Estadual da Fetec-CUT/SP: empregados da Caixa debatem propostas e escolhem representantes para o Conecef
- Em mesa de negociação, empregados reivindicam reajuste zero para o Saúde Caixa
- Com participação do Sindicato, é realizada a primeira reunião do Comitê de Credenciamento e Descredenciamento SP Interior do Saúde Caixa
- Desequilíbrio tributário faz governo perder R$ 200 bilhões anuais
- Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro acontece nesta quinta-feira (17); ainda é possível inscrever-se!
- Sindifisco propõe mudanças no projeto de isenção de IR para quem ganha menos
- Se tem direitos, tem Sindicato: dada à largada na Campanha de Sindicalização 2025!