05/06/2019
Entidades sindicais cobram suspensão de reestruturação anunciada pela Caixa Federal
.jpg)
Entidades sindicais cobraram da Caixa a imediata suspensão da reestruturação do banco anunciada por Pedro Guimarães na segunda-feira (3). Em ofício enviado ao presidente do banco na terça-feira (4), A Contraf-CUT, representando o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, alegou, entre outros pontos, ausência de negociação da Caixa com os representantes dos empregados. Segundo o anúncio, todos os bancários sem função da matriz e filiais, vinculados a algumas vice-presidências, o que corresponde a um pouco mais de 800 trabalhadores, serão transferidos para agências.
Na opinião do Sindicato e da Contraf-CUT, a medida, unilateral, fere o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/2020 e não resolve a carência de pessoal nas agências. Para as entidades, a decisão, junto com o Plano de Demissão Voluntária (PDV), pode criar uma sobrecarga maior nas áreas meio.
“A CAIXA foi categórica de que todos os empregados sem função, que historicamente eram lotados “fora das agências”, seriam transferidos, apenas concedendo prazo irrisório para o empregado optar por qual agência teria interesse. Ademais, recebemos denúncias que tais transferências têm cunho discriminatório, bem como não observaram as limitações constante em editais de concurso”, diz trecho do ofício, que continua:
“A transferência arbitrária desses empregados pela CAIXA não foi debatida com a mesa permanente de negociação, ocorrendo descumprimento da cláusula 48, parágrafo terceiro do ACT 2018/2020. Assim, requer a imediata audiência com a Direção do banco para tratar a respeito e resguardar os direitos dos empregados, enquanto não ocorrerem as negociações, cabe a imediata suspensão da implementação”.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
- Inscrições para Comissões de Diversidade da Caixa vão até 23 de julho
- Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
- Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
- Câmara aprova PL da Devastação. Veja quais são os riscos que o Brasil corre
- Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
- Comissão da Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil
- Conferência Livre de Mulheres da FETEC-CUT/SP vai debater ‘’Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão’’. Veja como se inscrever!
- Encontro Estadual da Fetec-CUT/SP: empregados da Caixa debatem propostas e escolhem representantes para o Conecef
- Em mesa de negociação, empregados reivindicam reajuste zero para o Saúde Caixa
- Com participação do Sindicato, é realizada a primeira reunião do Comitê de Credenciamento e Descredenciamento SP Interior do Saúde Caixa
- Desequilíbrio tributário faz governo perder R$ 200 bilhões anuais
- Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro acontece nesta quinta-feira (17); ainda é possível inscrever-se!
- Sindifisco propõe mudanças no projeto de isenção de IR para quem ganha menos
- Se tem direitos, tem Sindicato: dada à largada na Campanha de Sindicalização 2025!