25/02/2019
Alteração do MN RH 183 traz incerteza a gerentes da Caixa Econômica Federal

No último dia 11, a Caixa publicou nova versão a 056 do manual normativo RH 183. A atualização da norma exclui uma exceção prevista entre os requisitos para a nomeação de Gerentes de Atendimento e Relacionamento Governo, de Gerentes de Relacionamento PF e de Gerentes de Relacionamento PJ Público/Privado que permitia que os empregados que não possuíssem curso superior concluído na data da designação efetiva assumissem a função gratificada, desde que se comprometesse mediante assinatura de MO específico, de finalizar o curso superior em até dois anos.
A exceção foi incluída em versões anteriores do normativo (que descreve, entre outras coisas, as atribuições das funções gratificadas/cargos comissionados e os requisitos para a nomeação), após a inclusão, entre os requisitos para estas funções, de possuir curso superior concluído. Na ocasião, diversos empregados já estavam nomeados de maneira efetiva para o exercício destas funções gratificadas há bastante tempo e, apesar de desempenharem suas atribuições satisfatoriamente, não cumpriam ainda o requisito.
A mudança promovida (unilateralmente e sem discussão prévia) pela empresa traz muita incerteza e insegurança entre os empregados, já que não há informações a respeito do que banco pretende fazer com os empregados que atualmente exercem a função de maneira efetiva e não atendem ainda ao requisito.
Ações – Entidades representativas dos trabalhadores já encaminharam ofício à direção do banco, com este e outros questionamentos, e já estão analisando o normativo em busca de resguardar o direito dos empregados.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Confira entrevista exclusiva com o diretor de Benefícios da Funcef, Jair Pedro Ferreira
- Nova Tabela PIP é aprovada pela Previc, em vitória histórica dos associados do Previ Futuro
- Por reajuste zero, Sindicato participa de Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa
- Economus: Conselheiros eleitos cobram isonomia de direitos para todos os trabalhadores do BB
- Ipea: Mais ricos deveriam pagar 14% para igualar à classe média
- Curso Paternidade e Maternidade Responsável: inscrições para turma de agosto estão abertas!
- Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
- Inscrições para Comissões de Diversidade da Caixa vão até 23 de julho
- Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
- Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
- Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
- Câmara aprova PL da Devastação. Veja quais são os riscos que o Brasil corre
- Conferência Livre de Mulheres da FETEC-CUT/SP vai debater ‘’Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão’’. Veja como se inscrever!
- Comissão da Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil
- Com participação do Sindicato, é realizada a primeira reunião do Comitê de Credenciamento e Descredenciamento SP Interior do Saúde Caixa