08/11/2018

Novembro Azul alerta homens para cuidados com a saúde



 
Seja por descuido ou preconceito, muitos homens acabam deixando de lado visitas periódicas ao médico e exames importantes que podem diagnosticar doenças graves. Para mudar este quadro, o mês ganha uma cor para lembrar da importância de prevenir o câncer de próstata - que, segundo estimativa, deve atingir 68.220 homens no biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

Para evitar que esta triste estatística se confirme, a prevenção é o único caminho. "Mais do que falar exclusivamente sobre câncer de próstata, a campanha Novembro Azul traz a ideia de promover a saúde geral do homem. Enquanto o público feminino frequenta mais os consultórios médicos e tem uma série de campanhas voltadas à promoção da saúde, os homens acabam se descuidando nesse aspecto. Precisamos estar mais conscientes e deixar os preconceitos de lado", destaca o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Júlio César Trigo.

O Sindicato apoia esta causa e, como entidade cidadã, participará da campanha com a divulgação durante todo o mês de material informativo, com orientações sobre o câncer de próstata, a saúde do homem e a importância da atividade física como forma de prevenção.

Doença silenciosa

A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no mundo, entre a população masculina, o câncer de próstata é o segundo mais incidente (15% dos casos), atrás do de pulmão (16,7%).
Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS