16/02/2018

PLR dos bancários: uma conquista que distribui renda para os trabalhadores


Os bancários foram a primeira categoria a conquistar o direito à PLR previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional, em 1995. A luta conjunta ao lado do Sindicato garantiu outros avanços como forma de distribuir renda por meio da Participação nos Lucros de Resultados dos bancos. Na Campanha Nacional Unificada de 2007, a mobilização da categoria garantiu o valor adicional à PLR. Além disso, desde 2013, os trabalhadores têm direito à PLR sem IR para determinados valores e, a partir desses, descontos progressivos.

“A organização dos trabalhadores junto às entidades representativas possibilitou à categoria diversas conquistas e benefícios, dentre eles a PLR”, ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários Carlos Alberto Moretto.

Como em todos os anos, o movimento sindical enviou carta aos bancos solicitando a antecipação do pagamento da segunda parcela da PLR aos bancários, reforçando às instituições financeiras que nos meses  de  janeiro  e fevereiro concentram-se as maiores despesas por parte dos trabalhadores.

Citibank, Bradesco e Safra já atenderam à reivindicação. O Citi efetuou o pagamento do benefício no dia 1º de fevereiro, o Bradesco e a Losango no dia 9. O  Santander creditou no dia 20 e o Safra creditará no dia 23. O Itaú anunciou que pagará na data limite, prevista na CCT, 1º de março.  

Para os bancários da Caixa, o pagamento da PLR é previsto até 31 de março. Já o Banco do Brasil deverá creditar o benefício em até dez dias após a data de distribuição dos dividendos ou JCP-Juros sobre Capital Próprio aos acionistas.
Fonte: Seeb Catanduva, com informações do Seeb SP

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS