Conselho de Administração da Caixa destitui três vice-presidentes e um volta ao cargo
O Conselho de Administração da Caixa destituiu três dos quatro vice-presidentes afastados. São eles: Antônio Carlos Ferreira, Corporativo; Roberto Derziê de Sant´Anna, Governo; e Deusdina dos Reis Pereira, Fundos de Governo e Loterias. José Henrique Marques da Cruz, vice-presidente de Clientes, Negócios e Transformação Digital, foi reconduzido ao cargo, uma vez que não foram encontrados, em investigação, indícios de irregularidade de sua gestão.
“A restituição de um dos vices afastados, por falta de indícios de irregularidades, mostra que devemos redobrar o cuidado com o jogo político na Caixa e com a intenção de parte da mídia e do governo em transferir decisões de gestão, estratégicas, para agentes do mercado em nome do combate às ´indicações políticas´. Inicialmente o MP recomendou o afastamento de todos os 12 vices. E, dos quatro que foram afastados, um retornou ao cargo por falta de provas”, diz o coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.
Estatuto - No dia 19, o Conselho de Administração da Caixa reuniu-se para mudar as regras de indicação dos vice-presidentes e transferir ao mercado a responsabilidade pela gestão de um banco público.
“É inadmissível a interferência do sistema financeiro privado na gestão da Caixa através da intenção de indicar, via mercado, as suas vice-presidências. “O povo brasileiro tem o direito de decidir, por meio das eleições, qual a linha da gestão das empresas públicas e da Caixa 100% Pública”, avalia Dionísio.
O dirigente sindical alerta que é preciso, diante da ofensiva de boa parte da imprensa que apóia o desmonte da Caixa pelo governo Temer, conscientizar cada vez mais a população contra a privatização do banco.
MAIS NOTÍCIAS
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- “Super Injusto”: Ninguém entende o Super Caixa, nem a Caixa!
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Bradesco amplia lucro no 1º trimestre de 2026 enquanto mantém cortes de empregos e fechamento de agências
- Itaú lucra R$ 12,2 bilhões no 1º trimestre, enquanto segue fechando postos de trabalho e agências
- Engajamento e mobilização para a Consulta Nacional é fundamental para sucesso da Campanha Nacional da categoria
- Audiência no Senado vai debater escala 6x1 como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Clube dos Bancários terá novo horário de funcionamento. Confira!
- 42º Congresso Estadual dos Empregados da Caixa será dia 16 de maio
- Banco Mercantil registra lucro recorde no 1º trimestre, mas trabalhadores cobram valorização e melhores condições
- Prazo para votar nas eleições do Economus termina dia 7 de maio; participe!