Comitê Estadual em Defesa da CEF é lançado na Paulista. Defenda a Caixa você também!
“Além do lançamento do Comitê Estadual, há toda uma discussão com a população que passa aqui na Avenida Paulista sobre a importância da Caixa, que financia 70% da habitação do país, tem 40% da poupança e que é um banco que, além de comercial, tem uma tarefa social que os outros bancos não fazem”, lembrou o coordenador da CEE/Caixa Dionísio Reis.
> Leia a carta de lançamento do Comitê Estadual em Defesa da Caixa
Por conta dos programas habitacionais financiados pela Caixa, movimentos por moradia popular também aderiram à atividade.
“É a Caixa que opera todos os recursos do Minha Casa, Minha Vida, que minguaram a partir do governo Temer. Além disso, é o único banco que tem abertura de conta para famílias mais pobres e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de todos os trabalhadores. Por isso, não à privatização da Caixa!”, defendeu Sidnei Pita, coordenador da União Nacional da Luta por Moradia.
Clair Helena Peixoto, da coordenação do Movimento de Moradia Missionária - Cidade Ademar (Cecasul/FLM) lembrou que os bancos públicos estão presentes em regiões mais necessitadas, onde bancos privados não têm interesse em atuar, a exemplo da Vila Joaniza, onde uma agência da Caixa ficou em vias de ser fechada, mas a luta da população ao lado do movimento sindical impediu o encerramento das atividades daquela unidade.
Kardec de Jesus, presidente da Apcef-SP, aproveitou para criticar o fechamento de agências que vem sendo promovido pelo governo.
"A Caixa ajuda principalmente com relação à infraestrutura das regiões mais pobres, como é o caso do Jardim Camargo Novo e Vila Joaniza, ambas na capital paulista. E o governo vem fazendo justamente o caminho inverso: quer fechar as agencias dos lugares que mais necessidade têm", afirmou.
A luta continua – Na próxima quinta-feira (18), será realizada uma nova atividade em defesa da Caixa 100% pública. Serão distribuídos informativos e cartilhas para trabalhadores e a população geral para esclarecer sobre a importância do banco nas localidades da Avenida Paulista.
MAIS NOTÍCIAS
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- “Super Injusto”: Ninguém entende o Super Caixa, nem a Caixa!
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Bradesco amplia lucro no 1º trimestre de 2026 enquanto mantém cortes de empregos e fechamento de agências
- Itaú lucra R$ 12,2 bilhões no 1º trimestre, enquanto segue fechando postos de trabalho e agências
- Engajamento e mobilização para a Consulta Nacional é fundamental para sucesso da Campanha Nacional da categoria
- Audiência no Senado vai debater escala 6x1 como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Clube dos Bancários terá novo horário de funcionamento. Confira!
- 42º Congresso Estadual dos Empregados da Caixa será dia 16 de maio
- Banco Mercantil registra lucro recorde no 1º trimestre, mas trabalhadores cobram valorização e melhores condições
- Prazo para votar nas eleições do Economus termina dia 7 de maio; participe!