HOJE: Movimento Sindical e Fenaban debatem Instrumento de combate ao assédio moral
A Comissão Bipartite de Acompanhamento da Cláusula de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, composta por representantes dos bancos e dos bancários, prevista na cláusula 58 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, se reúne nesta segunda-feira (27) para dar continuidade às negociações.
“Este processo negocial entre os representantes dos trabalhadores e dos bancos é de extrema importância. Apesar de existirem divergências de posições, as reuniões são fundamentais para fortalecermos e aprimorarmos o instrumento de prevenção do assédio moral”, afirmou Walcir Previtale, secretário de Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador da mesa de negociações.
Como propostas para a melhoria do instrumento a Contraf-CUT propõe a redução do prazo de apuração das denúncias dos atuais 45 dias para 30 dias; a estratificação de todas as denúncias que transitam pelos canais internos dos bancos; e a avaliação dos critérios de apuração utilizado pelos bancos.
“Queremos tornar o instrumento mais efetivo, transformando os ambientes de trabalho em ambientes saudáveis, livre do assédio moral, adoecimentos e acidentes de trabalhos. Não queremos apenas remediar os casos que são constatados, queremos prevenir que eles aconteçam”, disse o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT.
"Esta prática traz consequências negativas para a saúde física e mental do trabalhador. Ela expõe, habitualmente, as pessoas a situações de humilhação, constrangimento, intimidação, agressividade, ironia ou menosprezo, além de causar sofrimento psíquico ou físico, interferindo negativamente na vida profissional, social e pessoal. Por isso é tão importante ampliar os canais de diálogo que possibilitem o debate e a prevenção do assédio moral no ambiente de trabalho", explica o diretor do Sindicato Carlos Alberto Moretto.
A reunião acontece a partir das 15h, na sede da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
MAIS NOTÍCIAS
- Campanha Nacional Unificada das bancárias e dos bancários entra em fase decisiva
- Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco
- Bancos lucram mais com digitalização, mas clientes e trabalhadores pagam a conta
- CEE rejeita proposta da Caixa para Promoção por Mérito
- Em resposta ao movimento sindical, Caixa esclarece patrocínio ao atletismo
- CEBB cobra valorização da carreira, melhorias nas funções e melhores condições de trabalho em negociação com o Banco do Brasil
- Desemprego no 2º trimestre é 5,4%, o menor já registrado no período
- Edital convoca empregados da Caixa para assembleia extraordinária virtual no dia 4 de agosto
- Lucro do Santander despenca em meio a demissões, terceirizações e fechamento de agências
- Trabalhadores voltam à mesa de negociação com os bancos nesta quinta-feira (30) para discutir cláusulas econômicas
- Campanha Nacional: movimento sindical cobra aumento real, diante do alto nível de lucratividade dos bancos
- Caixa: Promoção por Mérito é conquista e precisa ser paga em janeiro
- BB negocia remuneração, plano de carreira e valorização dos funcionários nesta sexta-feira (31)
- Lucro de bancos no Brasil supera os ganhos do setor em 15 países latino-americanos somados
- CEE/Caixa debate remuneração e carreira com o banco nesta sexta-feira (31)