Encontros regionais começam definir agenda para 19ª Conferência Nacional dos Bancários

Brasil afora, diversas entidades sindicais vinculadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) começam a organizar os encontros estaduais ou as conferências regionais em preparação à Campanha Nacional 2017 de toda a categoria bancária. As reivindicações aprovadas nesses eventos serão encaminhadas para a 19ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, prevista para o período de 28 a 30 de julho, em São Paulo (SP).
Até agora, segundo informações repassadas pelas entidades sindicais, foram realizados os encontros organizados pela Fetec Paraná, Fetrafi Minas Gerais e Fetrafi Rio Grande do Sul. Neste fim de semana, entre os dias 14, 15 e 16 de julho, estão programadas as conferências estaduais ou regionais da Fetec São Paulo, Fetrafi Nordeste e Fetraf Rio de Janeiro e Espírito Santo. Outras federações de bancários ainda não divulgaram a data e programação de seus eventos em preparação à etapa nacional da conferência da categoria bancária.
Os principais temas desses encontros têm relação direta com a conjuntura de golpe contra a democracia, de crise política e econômica no país e os ataques aos direitos dos trabalhadores, a exemplo das reformas trabalhista e da Previdência, além da permissão de contratação irrestrita de trabalhadores terceirizados. A defesa dos bancos públicos será também um dos destaques desses debates. Há consenso de que essa conjuntura está diretamente vinculada às lutas da classe trabalhadora e à defesa do emprego bancário e das eleições diretas já.
“Os encontros possibilitam a construção de uma grande campanha. Unidos, fortaleceremos a resistência aos ataques ao emprego e aos direitos dos trabalhadores", ressalta Júlio César Trigo, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região.
Informações sobre a 19ª Conferência Nacional dos Bancários
Comunicado da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) orienta as entidades sindicais de todo o país para a 19ª Conferência Nacional dos Bancários, e apresenta os grandes eixos que vão nortear os debates do evento.
Essa conferência nacional será realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho, no Hotel Holiday In, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP). A estimativa de participação é de 696 bancários de todo o país, incluindo observadores.
Os critérios de participação foram definidos nos seguintes termos: os delegados natos são os 35 membros do Comando Nacional dos Bancários, formado por um representante da Contraf/CUT, um representante de cada uma das 10 federações vinculadas à Contraf/CUT e um representante dos sindicatos do ABC, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Ceará, Curitiba, Espírito Santo, Florianópolis, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.
Os delegados eleitos totalizam 696 bancários e serão escolhidos nas seguintes proporções: Fetec/SC (11 delegados e 1 observador), Fetec/PR (32 delegados e 3 observadores), Feeb BA/SE (29 delegados e 3 observadores), Fetrafi/RS (39 delegados e 4 observadores), Fetraf/MG (48 delegados e 5 observadores), Fetec Centro-Norte (61 delegados e 6 observadores), Fetrafi Nordeste (46 delegados e 5 observadores), Fetrafi RJ/ES (80 delegados e 8 observadores), Fetec/SP (200 delegados e 20 observadores), Feeb SP/MS (54 delegados e 5 observadores) e Comando Nacional dos Bancários (35 delegados).
Para participar do evento organizado pela Contraf/CUT, a condição é que os delegados participem das conferências regionais e sejam eleitos nesses fóruns. No entanto, cada federação terá direito a inscrever até 10% de observadores do total de delegados, mas com direito apenas a voz.
A Contraf/CUT, por outro lado, orienta as federações a buscarem contemplar a cota de gênero de 30% na eleição dos delegados. Cabe a cada federação organizar a sua conferência regional, que deve ocorrer, no máximo, até o dia 16 de julho. Os resultados e deliberações desses encontros devem ser encaminhados para o e-mail contrafcut@contrafcut.org.br, até as 18h do dia 17 de julho.
Nos próximos dias, a Contraf/CUT disponibilizará link para inscrição eletrônica de delegados e observadores. Para isso, serão utilizados dados como nome do sindicato, nome do delegado, CPF, RG, sexo, data de nascimento, banco, se dirigente sindical liberado ou não, se é bancário de base, se é delegado sindical ou se é efetivo ou delegado nato como membro do Comando Nacional dos Bancários, se é observador (cada federação tem direito a inscrever até 10% dos observadores).
O valor da inscrição será calculado e comunicado em breve para as entidades sindicais. O credenciamento será feito no local de realização da conferência nacional (Hotel Holiday Inn – Parque Anhembi), das 9h às 19h do dia 28 de julho, e das 8h30 às 19h do dia 29 de julho.
A inscrição das delegações à 19ª Conferência Nacional dos Bancários será encerrada às 18h do dia 21 de julho. A taxa-rateio, após apuração dos custos totais, será informada em breve. A qualquer momento, a partir da abertura do credenciamento, as entidades poderão efetuar a substituição de delegados, desde que formalizada junto à coordenação da conferência nacional.
Em caso de demanda, o esquema de creche na conferência será montado. A Contraf/CUT, inclusive, assume o compromisso de fazer um levantamento preliminar de quantos filhos necessitam de creche e qual a idade das crianças. Serão aceitas, nesse caso, crianças com idade de 1 a 7 anos e aquelas que sejam filhos de delegados credenciados.
Os delegados devem encaminhar solicitação à Contraf/CUT até as 18h do dia 21 de julho, caso tenham interesse em utilizar a creche por ocasião da 19ª Conferência Nacional dos Bancários. Essa informação, aliás, deve ser remetida para o e-mail contrafcut@contrafcut.org.br, com assunto específico “Creche”. Se a creche for realmente montada, a Contraf/ CUT remeterá questionário específico para todos os interessados.
MAIS NOTÍCIAS
- 1º semestre da Funcef registra rentabilidade acima da meta atuarial
- Bancários do Bradesco votam proposta do Programa Supera em assembleias nesta sexta-feira (29)
- Receita enquadra fintechs nas mesmas exigências de transparência dos bancos
- Sindicato celebra o Dia do Bancário com show de prêmios e reconhecimento à categoria
- Representantes do GT Banco do Futuro definem pautas da próxima reunião com a Caixa
- Dia do Bancário: Sindicato presente nas agências reforça diálogo e defesa de direitos
- Megaoperação revela que PCC utiliza fintechs para lavar bilhões de reais
- Dia do Bancário: história de luta, conquistas e transformação social
- Sindicato alerta para nova tentativa de golpe utilizando nosso parceiro jurídico Crivelli Advogados
- Sindicato vai às ruas em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional
- Saúde Caixa: Caixa é ágil ao tentar minimizar impacto de projeções de reajuste, mas silencia sobre fim do teto em alteração de estatuto
- Reajuste salarial, PLR, VA e VR: Quanto e quando você vai receber?
- 10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional
- Bradesco: Assembleia no dia 29 vai deliberar sobre PPR e PRB. Participe!
- BB confirma pagamento da PLR para 12 de setembro