Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador(a) da Contraf-CUT se reúne no dia 28 de junho

O Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador/a da Contraf-CUT se reúne no dia 28 de junho, na sede da Confederação, em São Paulo, para debater o impacto da reforma trabalhista sobre a saúde dos trabalhadores e outros assuntos pertinentes ao Coletivo.
Sobre a reforma trabalhista, a apresentação do tema será realizada no período da tarde, com a participação de Maria Maeno, médica e pesquisadora da Fundacentro, Artur Henrique da Silva, da Fundação Perseu Abramo, e Leonor Poço, advogada e assessora da Contraf-CUT.
Também durante a reunião, haverá espaço para as federações e sindicatos relatarem os principais problemas de saúde do trabalhador detectados em suas regiões, bem como dialogar sobre as formas de enfrentamentos que o movimento sindical tem implementado para mudar a realidade nos ambientes de trabalho.
A análise da conjuntura será feita por Kjeld Jakobsen, que é do Grupo de Análise de Conjuntura da Fundação Perseu Abramo, de São Paulo. “A questão da saúde dos trabalhadores/as já se encontra extremamente complicada, com o setor patronal querendo mandar em tudo, inclusive na saúde dos empregados. Com a reforma trabalhista a perspectiva é que as coisas vão piorar muito mais. A reforma ataca frontalmente a saúde dos trabalhadores quando impõe o aumento da jornada de trabalho, quando acaba com o final de semana remunerado ou quando reduz o horário de almoço dos trabalhadores”, pontua Walcir Previtale, secretário de saúde do trabalhador/a da Contraf-CUT, frisando que há outras questões na reforma trabalhista que ataca não somente a saúde dos trabalhadores, mas todo o conjunto dos direitos sociais da classe trabalhadora.
Confira a programação completa:
Manhã:
10h – 11h: Análise de Conjuntura – Com Kjeld Jakobsen (Coletivo de Análise de Conjuntura – Fundação Perseu Abramo/PT).
11h - 12h: Informes das federações e sindicatos sobre a situação da saúde dos trabalhadores do ramo financeiro e formas de enfrentamento.
12h – 13h: Debates e encaminhamentos.
13h – 14h: Almoço.
Tarde:
14h – 16h:30: Seminário: “Os impactos da reforma trabalhista sobre a saúde dos trabalhadores”. Com Maria Maeno (Médica e Pesquisadora da Fundacentro), Maria Leonor Poço (Advogada e assessora da ContrafCUT e Artur Henrique da Silva (Sociólogo, ex presidente da CUT e atualmente diretor da Fundação Perseu Abramo – PT). 16h:30 – 18h: Debates e encaminhamentos.
MAIS NOTÍCIAS
- 1º semestre da Funcef registra rentabilidade acima da meta atuarial
- Bancários do Bradesco votam proposta do Programa Supera em assembleias nesta sexta-feira (29)
- Receita enquadra fintechs nas mesmas exigências de transparência dos bancos
- Sindicato celebra o Dia do Bancário com show de prêmios e reconhecimento à categoria
- Representantes do GT Banco do Futuro definem pautas da próxima reunião com a Caixa
- Dia do Bancário: Sindicato presente nas agências reforça diálogo e defesa de direitos
- Megaoperação revela que PCC utiliza fintechs para lavar bilhões de reais
- Dia do Bancário: história de luta, conquistas e transformação social
- Sindicato alerta para nova tentativa de golpe utilizando nosso parceiro jurídico Crivelli Advogados
- Sindicato vai às ruas em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional
- Saúde Caixa: Caixa é ágil ao tentar minimizar impacto de projeções de reajuste, mas silencia sobre fim do teto em alteração de estatuto
- Reajuste salarial, PLR, VA e VR: Quanto e quando você vai receber?
- 10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional
- Bradesco: Assembleia no dia 29 vai deliberar sobre PPR e PRB. Participe!
- BB confirma pagamento da PLR para 12 de setembro