Uni Américas se reúne para planejar ações do ano contra os ataques à classe trabalhadora
Os presidentes e vice-presidentes setoriais da UNI Américas se reuniram nos dias 10 e 11 de abril para avaliar o plano de ações de 2016 e elaborar um novo planejamento para o próximo período.
Para Roberto Von der Osten, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a análise de conjuntura coletiva mostra que há uma reorganização das elites neoliberais em diferentes países e que elas, nos mais distintos locais se apresentam como modernidade. “Não são. Estão construindo uma falsa realidade que está sendo chamada de ‘posverdade’, que é uma mentira sustentada por emoção ou comoção popular, repetida como um mantra e que é típica das propagandas das guerras”, alertou o presidente da Contraf-CUT, que é, também, vice-presidente da UNI América Finanças e foi o responsável pela análise de conjuntura sociopolítico e econômica do Brasil na mesa que analisou a conjuntura nas américas.
Von der Osten disse ainda que as elites são donas da indústria da informação, da mídia, e para elas é muito fácil produzir posverdades. “Fizeram isso no Brasil para construir o golpe contra a democracia e agora estão construindo a narrativa da necessidade da reforma da Previdência (senão ela vai quebrar), da terceirização e flexibilização de direitos trabalhista (para gerar novos empregos), das privatizações (a iniciativa privada é mais eficiente) e da necessidade do Estado ser mínimo e estar subordinado ao mercado”, disse.
Esta estratégia midiática vem convencendo as pessoas a acreditar que as reformas são boas para o trabalhador. E, por isso, o Executivo, Legislativo e o Judiciário dos países seguem confortavelmente pilhando direitos trabalhistas, direitos humanos e concentrando riquezas nas mãos de poucos. “Mas esta realidade virtual criada pelas posverdades não resiste a uma simples pergunta: o projeto das elites é inclusivo ou excludente?”, disse o presidente da Contraf-CUT.
Para Von der Osten, tem muita gente sendo ludibriada pelo massacre de “posverdades”, mas tem muita gente que já acordou e está saindo às ruas para resistir, observando que já ocorreram greves gerais na Argentina e no Chile, fortes mobilizações nos países do Cone Sul e reações a governos de direita e neoliberais em vários continentes. “Este é o momento em que precisamos protestar nas ruas e construir a Greve Geral no dia 28 de abril no Brasil”, disse o presidente da Contraf em tom de convocação aos trabalhadores.
Os acordos comerciais na nova configuração política global após as eleições norte-americanas; a avaliação do plano de trabalho desenvolvido em 2016; elaboração do plano de trabalho e definição de prioridades para o período atual (2017); apresentação de planos específicos Colômbia, Peru e Chile; e preparação da 16ª reunião do Comitê Executivo da UNI-Américas, que será realizado em Julho, eram os pontos de pauta da reunião, que também serviu para a apresentação do Secretário Regional, Marcio Monzane. Esta foi a primeira reunião geral comandada pelo novo Secretário Regional da UNI Américas, que foi eleito em dezembro de 2016, na 4ª Conferência Regional da UNI Américas realizada em Medellin, Colômbia.
O Secretário de Relações Internacionais da Contraf, Mario Raia, também participou da reunião.
Sobre a UNI Américas
A UNI Américas é a representação regional do UNI Sindicato Global dos trabalhadores do setor de serviços, que congrega 900 sindicatos filiados e 140 países em todo o mundo. A Uni Américas representa 4 milhões de trabalhadores das américas e do Caribe.
MAIS NOTÍCIAS
- Fechamento de agências bancárias amplia exclusão de pessoas com deficiência e população vulnerável
- Pressão por vendas: com regras piores para pagar comissões, lucro da Caixa Seguridade aumenta 13,2% no 1º tri. Dividendos pagos alcançam R$ 1,05 bi
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- ELEIÇÕES SINDICAIS: Termo de encerramento do prazo de impugnação de canditaduras
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Bradesco amplia lucro no 1º trimestre de 2026 enquanto mantém cortes de empregos e fechamento de agências
- “Super Injusto”: Ninguém entende o Super Caixa, nem a Caixa!