Caixa abusa de novo e manda abrir agências no sábado 8; Movimento sindical irá protestar
No início deste ano, a direção da Caixa divulgou à revelia e sem qualquer negociação com o movimento sindical um cronograma para a abertura das agências aos sábados, para dar vazão ao pagamento de contas inativas do Fundo de Garantia.
Pelo calendário, as datas eram 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio e 17 de junho. Nesta semana, no entanto, os trabalhadores forem pegos de surpresa ao serem comunicados de que as unidades também serão abertas no sábado 8 de abril.
A justificativa da Caixa é antecipar os pagamentos das contas inativas para os nascidos nos meses de março, abril e maio que começariam na segunda-feira 10.
O banco informa que serão abertas 2,1 mil agências, no sábado, das 9h às 15h. Outras 200 unidades contarão com bancários no autoatentimento para esclarecer dúvidas da população.
“Como nas outras ocasiões, o trabalho nesse dia não foi negociado com os sindicato. Isso sem contar o transtorno que causa à vida dos empregados que têm esse dia programado para ficar com a família ou para outras atividades. É mais um transtorno provocado por uma direção que trata os empregados com descaso”, critica o dirigente sindical Renato Perez.
Na Justiça – Há ações da Apcef-SP e de diversos sindicatos em todo o país e denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) contestando o trabalho desses bancários aos sábados.
Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região Antônio Júlio Gonçalves Neto, o falso discurso utilizado pela Caixa alegando dificuldades não justifica a falta de medidas que melhorem as condições de trabalho nas unidades, e as longas filas para o resgate do FGTS inativo são só mais um exemplo de uma política que visa apenas o lucro. "A direção da Caixa, mais uma vez, está ignorando a saúde mental de seus empregados. O bancário não é obrigado a trabalhar nesse dia. Estamos tomando providências para que esse direito do trabalhador seja respeitado, por isso os empregados devem denunciar os abusos", completa Tony.
As denúncias devem ser feitas através do link Denuncie, no site. O sigilo é garantido.
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú lucra bilhões, corta empregos e precariza atendimento: Sindicato vai às ruas e cobra responsabilidade social
- 2º turno da eleição para o CA da Caixa começa nesta quarta-feira (18). Vote Fabiana Uehara - 0001!
- Dia Nacional de Luta no Bradesco: Sindicato vai às ruas contra demissões e abandono da população
- Contraf-CUT e Sindicatos lançam panfleto didático e interativo de como enfrentar atitudes tóxicas e de violência doméstica
- Apoio ao fim da escala 6×1 cresce e chega a 71% dos brasileiros, diz Datafolha
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- COE Itaú cobra transparência sobre plano de saúde, questiona fechamento de agências e discute renovação do acordo da CCV
- Banesprev: vem aí um novo equacionamento de déficit para o Plano II
- Sindicato denuncia fechamento de agência do Bradesco em Ariranha e cobra responsabilidade social do banco
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa
- Planejamento da FETEC-CUT/SP debate campanha salarial e cenário político de 2026
- Votação para representante dos empregados no CA é retomada. Vote Fabi Uehara!