Após reivindicação, Santander Previ terá eleições democráticas e transparentes, enfim
Foram anos de luta até, finalmente, o Santander recuar no que diz respeito às eleições do SantanderPrevi sinalizando que o fundo de pensão dos funcionários oriundos do antigo Banco Real vai ter eleições democráticas e transparentes, enfim.
Na primeira reunião do Comitê Eleitoral, ocorrida em 7 de março, o integrante indicado pela representação dos trabalhadores, Camilo Fernandes - presidente da Afubesp e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo - apontou dois grandes entraves no processo: exigência de que os candidatos tivessem, no mínimo, o cargo de superintendente; e não ter nenhuma ação judicial, individual ou coletiva contra o fundo ou contra a patrocinadora para poder concorrer.
A reivindicação de Fernandes foi no sentido de retirar os dois empecilhos e o banco respondeu que, depois de um debate interno, irá atender o pedido da representação dos trabalhadores.
Um novo regimento interno para o processo eleitoral será votado no Conselho Deliberativo do SantanderPrevi nesta quarta-feira, dia 29. Em seguida, reunião do Comitê Eleitoral será marcada para reiniciar o processo eleitoral.
“É uma vitória importante para os participantes do SantanderPrevi. O último pleito foi judicializado justamente pela ausência da presença efetiva de participantes concorrendo aos cargos”, comemora o presidente da Afubesp.
Ele explica que com essa decisão, as ações judiciais perdem efeito, mas que as entidades de representação continuarão atentas aos direitos do segmento. Além disso, Fernandes ressalta uma questão importante: “Agora, os participantes precisam escolher bem em quem irão votar. Devem priorizar aqueles que realmente defendam seus interesses e zelem pelo patrimônio do fundo de pensão”, conclui.
MAIS NOTÍCIAS
- Economus: Diálogo com conselheiros resulta em propostas de melhorias no processo de autorização para exames
- BB perde a oportunidade de apresentar respostas às reivindicações dos trabalhadores
- Mobilização ganha força nas agências e recado aos bancos é claro: a categoria exige valorização!
- Santander tenta intimidar Previc na Justiça para se eximir de obrigações com o Banesprev
- Saúde Caixa: Banco apresenta proposta que chega a dobrar mensalidade
- Após pressão sindical, Itaú confirma vigilantes em todos os Espaços Itaú de Negócios até outubro
- Campanha Nacional: bancos se comprometem a apresentar proposta geral às reivindicações da categoria no dia 13
- Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco
- CEBB cobra avanços para funcionários do Banco do Brasil em negociação nesta quarta-feira (5)
- Campanha Nacional Unificada das bancárias e dos bancários entra em fase decisiva
- Bancos lucram mais com digitalização, mas clientes e trabalhadores pagam a conta
- Em resposta ao movimento sindical, Caixa esclarece patrocínio ao atletismo
- CEBB cobra valorização da carreira, melhorias nas funções e melhores condições de trabalho em negociação com o Banco do Brasil
- Desemprego no 2º trimestre é 5,4%, o menor já registrado no período
- CEE rejeita proposta da Caixa para Promoção por Mérito