Mesas temáticas são retomadas entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban
Os temas a serem debatidos estão divididos em três comissões bipartites: Saúde no Trabalho, Segurança Bancária e Igualdade de Oportunidades, além de reuniões específicas que farão o acompanhamento da Cláusula de Prevenção de Conflitos. As negociações estão agendadas entre março e novembro deste ano.
“Avaliamos que é importante o debate de todos esses temas, já que tratam de problemas recorrentes da categoria. A FETEC-CUT/SP tem representação nas mesas e a expectativa é de que hajam avanços para os trabalhadores em todas as áreas”, afirma Aline Molina, presidenta da federação cutista.
Na terça-feira (14) , a reunião tratou do acompanhamento do instrumento de combate ao assédio moral, hoje chamado de Assuma o Controle.
“Nesta reunião, que ocorre semestralmente, foram apresentados números de denúncias tanto do instrumento de combate ao assédio moral dos sindicatos, o Assuma o Controle, como dos canais internos dos bancos”, explica o dirigente sindical Dionisio Reis.
“A única maneira segura para denunciar o assédio moral, as metas abusivas, a sobrecarga de trabalho, entre outras questões como, por exemplo, sugestões para a melhoria da organização do trabalho, é por meio do canal dos sindicatos, o Assuma o controle, onde é assegurado sigilo absoluto. Ao fazer a denúncia pelo canal interno do banco, o bancário muitas vezes fica exposto na sua área e não tem o problema solucionado”, alerta o diretor.
6 anos – Em janeiro, o instrumento de combate ao assédio moral completou seis anos. Fruto da mobilização dos bancários junto ao movimento sindical, referendado na Campanha Nacional de 2010, o canal coloca o trabalhador como protagonista no processo de denúncia, apuração e resolução dos casos de assédio moral.
“O Assuma o Controle é resultado direto da união dos bancários com o movimento sindical. É a maneira mais eficiente do trabalhador interferir no seu ambiente de trabalho, colocar o dedo na gestão e mudar aspectos que afetam a sua saúde. Tudo isso de forma segura, com sua identidade preservada”, conclui Dionisio.
20/03 – Igualdade de Oportunidades
24/03 – Segurança Bancária
MAIS NOTÍCIAS
- Fechamento de agências bancárias amplia exclusão de pessoas com deficiência e população vulnerável
- Pressão por vendas: com regras piores para pagar comissões, lucro da Caixa Seguridade aumenta 13,2% no 1º tri. Dividendos pagos alcançam R$ 1,05 bi
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- ELEIÇÕES SINDICAIS: Termo de encerramento do prazo de impugnação de canditaduras
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Bradesco amplia lucro no 1º trimestre de 2026 enquanto mantém cortes de empregos e fechamento de agências
- “Super Injusto”: Ninguém entende o Super Caixa, nem a Caixa!