07/02/2017

Eleições Banesprev já começaram. Vote pela internet!

Entre segunda-feira (6) e 20 de fevereiro próximo, os participantes do Banesprev vão eleger os representantes para a Diretoria Administrativa, Diretoria Financeira, Conselho Fiscal, dois membros para o Conselho Deliberativo e dois membros para o Comitê de Investimentos. Será a maior eleição de cargos da história do fundo que completará 30 anos no mesmo mês.

O voto pode ser enviado por meio da cédula nos Correios ou também pela internet, que é mais rápido e prático. Clique aqui para votar, e siga as orientações no site do Banesprev.

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região recomenda votar na chapa Banesprev Somos Nós, que traz Mario Raia para diretor financeiro, Mauricio Danno para diretor administrativo, Walter Oliveira e Maria Auxiliadora (vote nos dois) para o Conselho Deliberativo, Marcia Campos para o Conselho Fiscal, Sérgio Augusto e Stela para o Comitê de Investimentos (vote nos dois).

Como se sabe, a direção do Banesprev é dual (um segmento representa o banco e o outro, os participantes). Nós representamos você, participante. Nossa ação tem por base as aspirações e desejos dos que nos elegem. Assim, sempre que é necessário mostramos qual é o nosso compromisso e a quem defendemos sem transigência, o que se pode facilmente comprovar.
 

Confira abaixo, propostas da chapa:

Serviço passado plano II

Em despacho com o juiz que esta com a ação mostramos o aumento de contribuições extraordinárias que geraram até 500% de aumento nas mesmas para um grupo grande de participantes e voltaremos a carga para que haja o julgamento o mais breve possível.

Faremos nova reunião com o Ministério Publico, para denunciar a postura do Banco Santander com relação a não cumprir com o seu compromisso.

 

Reforma Estatutaria

Denunciar em todos os fóruns possíveis a intenção do Banco em eliminar a Assembleia de Participantes e a 7ª vaga dos eleitos no Conselho Deliberativo, o que permitirá alterações drásticas nos regulamentos, estatuto, eliminação dos eleitos da gestão e até a dissolução da entidade.

 

Equacionamento dos Déficits

Enquanto não há o devido aporte referente ao Serviço passado, não medir esforços para que os déficits contratados voltem ao prazo de financiamento  original, contratado em 2012, ou seja 27anos. O que diminuiria consideravelmente as parcelas a serem pagas.

 

Fim do Voto de Minerva

Queremos o fim do voto de minerva na Diretoria Executiva e no Conselho Deliberativo para dar mais poder aos participantes.

 

Redução de Taxa Administração

O Banco Santander tem condições de diminuir os valores cobrados do Banesprev para administrar os recursos que estão sob sua gestão, ou mesmo zerar, como já é praticado no plano V, onde o banco paga tudo sozinho.

Nos demais planos, onde há aportes de contribuição pelos participantes, vamos continuar fazendo todos os esforços para a devida isonomia.

 

Reduzir de Taxa de custódia

Taxa obrigatória por legislação para as entidades de previdência complementar. Pesquisas no mercado financeiro demonstraram que outras entidades pagam valores menores para o Banco Santander que o próprio Banesprev, que é um fundo patrocinado pelo banco.

 

Programa de Preparação de Aposentadoria (PPA)

Importante projeto criado em 2006, implantado em 2007, quando ocupávamos a diretoria administrativa e financeira do Banesprev. O objetivo é ampliar o projeto com mais eventos, inclusive com o patrocínio do Banco Santander, que fazia parte da aprovação do programa.

 

Carência nas parcelas de empréstimos no incio dos anos

Nos meses de Janeiro e fevereiro, período no qual há um aumento dos gastos com os pagamentos de IPVA, Matriculas,  Material Escolar e IPTU, entre outras despesas. Pratica comum no sistema Complementar.

 

Antecipar o dia da folha de pagamentos referente ao mês de dezembro

 

Demanda dos participantes aposentados e pensionistas em todos os finais de ano. A proposta é seguir o mesmo modelo que o Banco Santander utiliza para os ativos.

 

Fonte: Afubesp, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS