Movimento liderado pela Frente Brasil Popular pede "fora Temer" e volta de Dilma
Por volta das 18h, os ativistas saíram em caminhada pela avenida e caminham até a Praça Roosevelt. O ato integra a Jornada Nacional de Mobilização contra o Golpe e em Defesa da Democracia, organizada pela Frente Brasil Popular, formada por diversos movimentos sociais e centrais sindicais.
Manifestantes carregaram bandeiras vermelhas e de diversos movimentos que integram a frente, além de cartazes pedindo a saída de Temer. Eles cantaram e gritaram palavras de ordem em defesa de direitos adquiridos e em defesa de Dilma.
Representante da Central de Movimentos Populares (CMP), Raimundo Bonfim, disse que a Procuradoria da República do Distrito Federal entendeu que não houve crime de responsabilidade quando ministros da área econômica de Dilma atrasaram o repasse de recursos da União para o Banco do Brasil para o financiamento do Plano Safra, em 2015. Segundo o procurador Ivan Marx do MPF, o que houve foi ato de improbidade administrativa. Após essa análise, o processo no MPF-DF foi arquivado.
O processo dos ministros da área econômica, provenientes da Procuradoria-Geral da República, passaram para o MPF, pois perderam seu foro privilegiado quando deixaram seus cargos.
Mais manifestações
Bonfim diz que até o final do processo de impeachment haverá manifestação nas ruas. "Estamos na esperança de reverter, por isso estamos lutando. Nós acreditamos no aumento da resistência e no aumento da rejeição do presidente interino Michel Temer", disse. "O mundo está presenciando aqui no Brasil que o que está acontecendo é um golpe, a imprensa internacional está noticiando".
Segundo a Frente Brasil Popular, é possível reverter a votação no Senado Federal. "Apesar da narrativa fatalista da mídia, são poucos votos que nos separam da vitória sobre os golpistas. Não é por outro motivo que o governo golpista tenta a todo custo antecipar a votação no Senado. O fator decisivo para assegurar essa virada será a nossa mobilização nessa reta final do impeachment".
MAIS NOTÍCIAS
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Pressão por vendas: com regras piores para pagar comissões, lucro da Caixa Seguridade aumenta 13,2% no 1º tri. Dividendos pagos alcançam R$ 1,05 bi
- Fechamento de agências bancárias amplia exclusão de pessoas com deficiência e população vulnerável
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi
- ELEIÇÕES SINDICAIS: Termo de encerramento do prazo de impugnação de canditaduras
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos