26/07/2016
Dia de Luta por respeito e valorização no Santander



Bancários do Santander estão protestando em diversos locais de trabalho nesta terça-feira 26, Dia Nacional de Luta. A manifestação, orientada pela Comissão de Organização dos Empregados (COE), é para pressionar o banco espanhol a apresentar propostas concretas que atendam às reivindicações dos funcionários para o Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
A pauta específica foi entregue à instituição financeira em 12 de maio. Desde lá, foram realizadas seis rodadas de negociação. Na última, em 16 de julho, diante da falta de avanços, os representantes dos trabalhadores suspenderam os debates.
“É um desrespeito o Santander estar há tanto tempo com nossas propostas e não apresentar nada de efetivo. Só retomaremos a mesa quando o banco mudar de postura e apresentar proposta concreta aos funcionários de agências e dos complexos administrativos”, afirma a coordenadora da COE, Maria Rosani.
A maioria das reivindicações, segundo a dirigente sindical, é de cunho social e para melhorar as condições de trabalho. “São questões como a revisão da política de metas, empréstimo de férias parcelado, mudanças nas regras do convênio médico, bolsas de estudo. Também queremos direitos similares aos dos funcionários na Espanha, que dificilmente são demitidos, e também contratação de mais bancários.”
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região também está participando do Dia Nacional de Luta. Dirigentes estão em frente às duas agências do Santander em Itápolis e à unidade de Ibitinga com faixas em defesa do emprego e por melhores condições de trabalho. O trabalho está sendo feito pelo presidente Paulo Franco e pelos diretores Aparecido Augusto Marcelo, Luiz Eduardo Campolungo, Júlio César Trigo, Carlos Alberto Moretto e Sérgio Luis de Castro Ribeiro, o Chimbica.
Dirigente sindical e integrante da COE, Aparecido Augusto Marcelo também está acompanhando de perto as negociações com o banco. "O Santander está intransigente. Vamos mostrar ainda mais força, neste Dia Nacional de Luta, para viabilizar conquistas. Hoje é dia de mostrar para o Santander que ele tem que nos respeitar", afirma.
Falta valorização
Com base no balanço do primeiro trimestre deste ano (o do primeiro semestre deve ser divulgado na quarta 27), a coordenadora da COE reforça que a instituição financeira tem condições de atender às reivindicações dos funcionários.
Nos primeiros três meses, o lucro líquido foi de R$ 1,66 bilhão, crescimento de 1,7% em 12 meses e de 3,3% em relação ao mesmo período de 2015. Segundo o presidente da instituição no Brasil, Sérgio Rial, o resultado em grande parte foi conquistado pela fidelização de clientes antes inativos e a incorporação de novos correntistas. “Ou seja, isso é resultado direto do empenho de cada trabalhador. Então por que não os reconhecer da forma como merecem?”, questiona Rosani.
Proteste
O movimento sindical tem promovido manifestações para pressionar o banco a negociar com seriedade e contra demissões. "Os funcionários do Santander são os únicos entre os bancários de instituições privadas que têm um acordo aditivo, que reúne vários avanços. É importante defendê-lo e lutar para que seja ainda mais valorizado. E isso passa pela adesão de todos nos protestos", convoca Rosani.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Promoção por Mérito é conquista e precisa ser paga em janeiro
- Edital convoca empregados da Caixa para assembleia extraordinária virtual no dia 4 de agosto
- Trabalhadores voltam à mesa de negociação com os bancos nesta quinta-feira (30) para discutir cláusulas econômicas
- Mesa única de negociação: o escudo que salvou bancários do arrocho e agora volta a ser alvo dos bancos
- Representação dos empregados pede reunião com presidente da Caixa após notícias sobre atletas patrocinados
- COE cobra avanços em saúde e condições de trabalho na terceira negociação específica com o Santander
- COE entrega pauta específica ao Bradesco e reforça defesa do emprego e dos direitos dos bancários
- Terceira rodada de negociação com o Santander terá saúde como tema central nesta terça-feira (28)
- Dia Nacional de Luta: Sindicato intensifica mobilização em Catanduva para fortalecer campanha e defender direitos da categoria
- Quem faz a Caixa merece cuidado: em Dia Nacional de Luta, bancários de Catanduva cobram responsabilidade do banco com o Saúde Caixa
- Em Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Sindicato faz alerta sobre o adoecimento da categoria bancária
- Clube dos Bancários conclui serviços de manutenção e reabre a partir desta terça-feira (28)
- CEBB denuncia metas abusivas e cobra solução definitiva para a Cassi em terceira rodada de negociação com o BB
- FGTS deve distribuir lucros entre os trabalhadores; valor será depositado em agosto
- Lei de Cotas faz 35 anos com apenas 1,27% dos postos de trabalho ocupados por pessoas com deficiência