18/05/2016
Coordenador da CUT debate conjuntura do País com sindicalistas de Rio Preto

O coordenador regional da CUT de São José do Rio Preto e diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva, Roberto Carlos Vicentim, participou de um debate sobre conjuntura durante a reunião de planejamento estratégico do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José do Rio Preto. A atividade foi nesta terça-feira (17).
Entre os temas discutidos no encontro, Roberto destaca a importância da mobilização contra os ataques aos direitos e às conquistas dos trabalhadores. “Também falamos sobre as ameaças que constam em projetos de lei que tramitam no Congresso e sobre as medidas conservadoras que o governo Temer quer implementar”, relata.
Segundo ele, os ataques têm uma posição de classe e um alvo certo: são movidos pela velha elite política e econômica contra a classe trabalhadora. Se aprovados, tais projetos têm o poder de virar do avesso as leis trabalhistas, direitos e avanços. “Ou seja, todas as garantias que viraram lei por meio da luta e da pressão social.”
Ao todo, de acordo com levantamento do Diap, 55 projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado ameaçam os direitos dos trabalhadores. A lista inclui a terceirização sem limites, o impedimento do trabalhador demitido fazer reclamações na Justiça do Trabalho e a redução da jornada de trabalho com redução de salários.
Como se não bastasse, o presidente interino Michel Temer, segundo divulgações feitas pela mídia nacional, planeja reduzir programas educacionais como o Pronatec e o Fies, além de outros benefícios sociais; cortar gastos nas áreas de saúde e educação; e reduzir o dinheiro disponível para o financiamento do Minha Casa, Minha Vida.
Na área econômica, estão previstas medidas como o fim da indexação do salário mínimo, que possibilita ganhos reais para o trabalhador. Temer ainda estaria aberto às propostas mais conservadoras do Congresso. “É preciso resistir e lutar nos diferentes espaços para fortalecer a mobilização contra tantos retrocessos”, conclama Roberto.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Pressão por vendas: com regras piores para pagar comissões, lucro da Caixa Seguridade aumenta 13,2% no 1º tri. Dividendos pagos alcançam R$ 1,05 bi
- Fechamento de agências bancárias amplia exclusão de pessoas com deficiência e população vulnerável
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi
- ELEIÇÕES SINDICAIS: Termo de encerramento do prazo de impugnação de canditaduras
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos