Bancários entregam pauta de reivindicações específicas ao Santander
A Contraf-CUT, Federações e Sindicatos entregam nesta quinta-feira (12) ao Santander, em São Paulo, às 15h, as reivindicações específicas dos funcionários para as discussões do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
A pauta foi debatida e definida durante Encontro Nacional dos Funcionários do Santander, que ocorreu durante dois dias, 12 e 13 e abril, na capital paulista, e aprovada em assembleias nos sindicatos. Em Catanduva, as demandas foram aprovados pelos bancários em assembleia realizada nesta quarta-feira (11) e liderada pelo dirigente sindical Aparecido Augusto Marcelo. "A pauta foi aprovada por unanimidade e agora passaremos a cobrar respostas do banco", afirma.
Entre as reivindicações, estão a garantia de emprego, fim do banco de horas, aumento do patamar mínimo da PPRS, melhorias nos programas de retorno ao trabalho após licença médica e a administração dos planos de benefícios pelo Banesprev. Os trabalhadores também reivindicam a inclusão no acordo aditivo de cláusula específica que estabeleça a discussão da cláusula 57º da CCT da categoria, sobre o Programa de Desenvolvimento Organizacional para Melhoria Contínua das Relações de Trabalho.
“A pauta específica é resultado de um amplo debate democrático com os trabalhadores, que também foram ouvidos por consultas, além dos encontros regionais e nosso encontro nacional. Este ano vamos fazer negociação no período de conjuntura extremamente difícil. Por isso, é fundamental a participação e mobilização de todos”, ressalta Mario Raia, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT e integrante da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander.
"Nossa expectativa é a renovação das cláusulas atuais, agregar novos avanços e discutir o Programa Próprio de Remuneração Santander no que diz respeito à legislação e também que haja um basta à cobrança por metas abusivas que tanto adoecem os funcionários”, afirma Maria Rosani, da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander.
> Acesse aqui a Minuta
MAIS NOTÍCIAS
- Bancários do Bradesco aprovam acordos de PPR e PRB
- Santander paga antecipação da PLR 2026 até 30 de setembro
- Após cobrança da Contraf-CUT e mobilização dos empregados, Caixa marca mesa de negociação para quarta-feira (16)
- Bradesco antecipa pagamento da PLR para sexta-feira (18)
- Bradesco: Assembleia nesta terça-feira (15) vai deliberar sobre acordo de PPR
- Nota de Pesar: Morre Artur Henrique da Silva, referência do movimento sindical brasileiro
- Caixa reabre negociação com entidades e suspende medidas sobre direitos
- Maioria das bases rejeita proposta da Caixa e greve continua
- Trabalhadores assinam ACT do BB com vigência até 2028
- Bancários de Catanduva e região rejeitam proposta de ACT da Caixa
- Banco Mercantil pagará primeira parcela da PLR em 25 de setembro
- Bancários de Catanduva e região aprovam ACT do Banco do Brasil
- Empregados da Caixa iniciam greve por tempo indeterminado em Catanduva e região
- CCT 2026-2028 assinada: com aumento real sobre todas cláusulas econômicas e novas conquistas
- Assembleia: empregados da Caixa votam proposta de ACT nesta sexta-feira (11)