19/03/2015
Caso Albatroz: Sindicato intervém e situação de vigilantes melhora
Vigilantes de agências bancárias contratados pela Albatroz estão sentindo na pele os danos decorrentes da terceirização. Denúncias recebidas pelo Sindicato apontam que, após a empresa ter perdido a concessão para operar em agências das cidades de Ibitinga, Itápolis, Matão e Monte Alto, os funcionários não foram formalmente avisados, nem foram realizadas suas homologações. Depois, os seguranças foram surpreendidos por uma nova empresa, que entrou no lugar da Albatroz, oferecendo novos uniformes e armas.
Eles ainda receberam cartas da Albatroz acusando-os de abandono de emprego e informando que serão demitidos, o que, para o Sindicato, é uma afronta aos trabalhadores. “Os vigilantes estão, literalmente, desprotegidos no que se refere às causas trabalhistas”, afirma o diretor Luiz Eduardo Campolungo, que acompanha o caso em Ibitinga e Itápolis.
Apesar de não representar a categoria, o Sindicato contatou a Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes e orientou as gerências das agências a denunciarem o descaso aos departamentos de segurança dos bancos. Com a pressão dos bancários, a Albatroz começou a regularizar a situação dos trabalhadores.
O diretor Aparecido Augusto Marcelo monitora o imbróglio em Monte Alto e lamenta que o Sindicato esteja de mãos atadas. “Nós, bancários, temos o dever moral de intervir na causa dos vigilantes, porém, por não representarmos a categoria, nossas ações estão limitadas”.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Fechamento de agências e sobrecarga de trabalho dominam reunião entre COE Santander e direção do banco
- Pela Vida das Mulheres, a Luta é de todos: CUT lança campanha permanente de combate ao feminicídio
- Após cobrança, reunião sobre a Cassi é marcada para essa quinta-feira (14)
- 13 de Maio reforça luta antirracista e mobiliza categoria bancária para a Campanha Nacional
- Dieese realiza jornada de debates nacionais pelo fim da 6x1: confira locais e datas
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi