30/12/2014
Bancário Ricardo Berzoini será o novo ministro das Comunicações
O Ministério das Comunicações será comandado por um bancário com longa história de luta no movimento sindical. Atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini vai substituir Paulo Bernardo no comando da pasta, uma das sete nomeações da presidenta Dilma Rousseff, anunciadas nesta segunda-feira (29), em Brasília.Funcionário do Banco do Brasil, Berzoini iniciou sua militância no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região em 1985, onde foi eleito presidente em 1994. Foi fundador em 1992 e eleito primeiro presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT), entidade que antecedeu a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Eleito deputado federal pelo PT quatro vezes (1998, 2002, 2006 e 2010), no final de 2005 foi eleito presidente nacional do PT. No governo Lula, foi ministro da Previdência Social, quando esteve à frente da reforma da Previdência, e depois assumiu a pasta do Trabalho e Emprego.
Como deputado, Berzoini teve papel importante no debate sobre os correspondentes bancários e no combate ao PL 4330 da terceirização. Em 27 de novembro, ele participou da reunião do Comando Nacional dos Bancários e da Executiva da Contraf-CUT, em Brasília, analisando a conjuntura política após as eleições presidenciais e discutindo os desafios do movimento sindical para o próximo período.
Agora, Berzoini deve enfrentar a discussão sobre regulação da mídia. Durante a campanha eleitoral, Dilma defendeu a realização de uma regulação econômica do setor, proposta que teve a concordância do agora ministro, um dos coordenadores da campanha à reeleição. Em entrevistas ao longo deste ano, ele defendeu medidas como a regulamentação dos artigos da Constituição que proíbem o monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação.
Fonte: Contraf-CUT com Agência Brasil
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Fechamento de agências e sobrecarga de trabalho dominam reunião entre COE Santander e direção do banco
- Pela Vida das Mulheres, a Luta é de todos: CUT lança campanha permanente de combate ao feminicídio
- Após cobrança, reunião sobre a Cassi é marcada para essa quinta-feira (14)
- 13 de Maio reforça luta antirracista e mobiliza categoria bancária para a Campanha Nacional
- Dieese realiza jornada de debates nacionais pelo fim da 6x1: confira locais e datas
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi