15/12/2014
Médicos contratados pelo Santander omitem problemas de saúde dos bancários

Um funcionário do Santander, portador de LER (Lesão Por Esforço Repetitivo), procurou o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região para denunciar o médico contratado pelo banco para a realização dos exames periódicos. Segundo ele, o profissional se recusou a relatar que o trabalhador possui LER. Pelo INSS, a doença foi constatada e reconhecida no bancário em 1997.
De acordo com as informações do diretor Euclides de Almeida Prado, no primeiro exame, o médico se recusou a verificar os laudos apresentados pelo funcionário. O bancário levou o problema ao setor de Recursos Humanas (RH) do banco, que marcou uma nova perícia.
Na segunda consulta, o médico, mesmo verificando o exame laboratorial do bancário, continuou se recusando a relatar no exame periódico a doença do funcionário.
O diretor do Sindicato alerta os bancários para que assinem o relatório do exame apenas se o médico relatar os agravos que constam no laudo clínico. “Quem estiver passando por um problema semelhante deve relatar imediatamente ao Sindicato, afinal, isso é um desrespeito aos direitos do trabalhador”, destaca Euclides.
Omissão é prática comum no Santander
O problema relatado pelo bancário ao Sindicato já é uma prática comum no Santander em todo o Brasil. Por isso, um grupo de trabalho em saúde do trabalhador se reúne nesta terça-feira, 16, das 15h às 17, em São Paulo, com o médico coordenador do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) do Santander, Gustavo Locatelli.
A reunião deverá discutir a denúncia, apresentada na primeira rodada de negociação do acordo aditivo, acerca da existência de um controle nos exames médicos para a caracterização do funcionário como inapto.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região estará representado pelo diretor Aparecido Augusto Marcelo.
Para mais informações, clique aqui.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Saúde Caixa: Caixa é ágil ao tentar minimizar impacto de projeções de reajuste, mas silencia sobre fim do teto em alteração de estatuto
- Sindicato vai às ruas em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional
- BB confirma pagamento da PLR para 12 de setembro
- Bradesco: Assembleia no dia 29 vai deliberar sobre PPR e PRB. Participe!
- 10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional
- Reajuste salarial, PLR, VA e VR: Quanto e quando você vai receber?
- Bancários aprovam defesa dos empregos e direitos, da democracia e da soberania como eixos centrais de luta
- Caixa prevê cobrar 17 mensalidades e reajuste de até 71,4% para o Saúde Caixa em 2026. Luta pelo reajuste zero precisa ser intensificada
- Bancários realizarão ato em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
- Live: Afubesp comenta decisão da Previc sobre retirada de patrocínio do Banesprev
- 27ª Conferência relembra greve de 1985 que mudou a história da categoria bancária
- Revisão do sistema financeiro nacional precisa ser feita com urgência
- Com representação de norte a sul do país, 27ª Conferência Nacional dos Bancários é aberta em São Paulo
- 40º Conecef aprova resoluções das empregadas e empregados
- Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro