28/08/2014
Dia do Bancário lembra que não existe conquista sem lutas, diz presidente do Sindicato
Você conhece a história do Dia do Bancário? A data é comemorada no dia 28 de agosto e remete a uma grande assembleia, realizada nesta data, em 1951. Na oportunidade, os bancários de São Paulo anunciaram uma greve, após o recebimento da proposta salarial dos banqueiros, que a categoria considerou inaceitável.O pedido era de um reajuste de 40% salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A resposta não foi bem o que os bancários esperavam. Os dois últimos itens foram excluídos, e o reajuste foi considerado uma “gorjeta”.
A partir desta data, uma greve de 69 dias se estendeu, mesmo em meio à repressão do DOPS. O fim da greve foi no dia 5 de novembro, quando a Justiça determinou o reajuste salarial de 31%.
No mesmo ano, a categoria conquistou a jornada de seis horas para todos os bancários e aposentadoria por tempo de serviço.
“O dia 28, para nós, não é apenas uma comemoração, mas sim uma data para lembrarmos que todas nossas conquistas vieram por meio de grandes lutas. Por estarmos vivendo, novamente, o período de Campanha Nacional, o resgate da história é importante para nos sentirmos cada vez mais motivados a lutar e conquistar ainda mais”, declarou Paulo Franco, presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Bradesco lucra R$ 13,861 bi no semestre, mas segue demitindo e fechando agências
- Itaú lucra alto no semestre, mas segue extinguindo empregos e fechando agências
- Banco Central reduz Selic para 14% ao ano, mas juros seguem elevados e favorecendo apenas o mercado financeiro
- Financiários definem prioridades para a Campanha Nacional 2026
- CUT convoca mobilização nacional no dia 10 de agosto pelo fim da escala 6x1
- Mobilização ganha força nas agências e recado aos bancos é claro: a categoria exige valorização!
- Santander tenta intimidar Previc na Justiça para se eximir de obrigações com o Banesprev
- Saúde Caixa: Banco apresenta proposta que chega a dobrar mensalidade
- Economus: Diálogo com conselheiros resulta em propostas de melhorias no processo de autorização para exames
- Conferência Nacional dos Financiários começa com debate sobre perfil da categoria, saúde e prioridades da Campanha Nacional 2026
- BB perde a oportunidade de apresentar respostas às reivindicações dos trabalhadores
- Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco
- Após pressão sindical, Itaú confirma vigilantes em todos os Espaços Itaú de Negócios até outubro
- CEBB cobra avanços para funcionários do Banco do Brasil em negociação nesta quarta-feira (5)
- Campanha Nacional Unificada das bancárias e dos bancários entra em fase decisiva