Chegou à instância máxima da Justiça do Trabalho ação do MPT contra terceirização no HSBC. Sindicato acompanha
TST julgará destino de trabalhadores da Losango
São Paulo – O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vai decidir o futuro de trabalhadores terceirizados da Losango, que prestam serviços para o HSBC. A ação, movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), teve decisão favorável aos trabalhadores na 42ª Vara do Trabalho, que foi confirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo. O banco novamente recorreu e a decisão cabe agora à terceira instância.
A 42ª Vara determinou que todos os terceirizados que trabalhavam com concessão de crédito, da Losango ou outras empresas contratadas pelo HSBC, fossem absorvidos pelo banco e considerados bancários, com todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Impediu ainda que o HSBC terceirizasse essa atividade, tipicamente bancária, e determinou multa de R$ 1 milhão à instituição financeira inglesa, por danos morais coletivos.
Com o terceiro recurso do banco, a ação chegou ao TST em 2013. O Sindicato vem acompanhando o andamento desse processo.
MAIS NOTÍCIAS
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco
- Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados
- Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
- Live Fim de Ano Premiado premia 21 bancários e bancárias, celebra valorização da categoria e reconhece confiança dos associados no Sindicato
- Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%
- Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência
- Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT
- Campanha de Sindicalização 2025 da Fetec-CUT/SP premia bancários de Araraquara e Guarulhos
- Participe da pesquisa da FETEC-CUT/SP e ajude a aprimorar a nossa comunicação
- FETEC registra mais de 700 novas sindicalizações em campanha histórica
- 10 de dezembro: Dia de defender os direitos humanos e a democracia
- Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
- Centrais sindicais vão as ruas para exigir queda nos juros do Banco Central
- Empregados são orientados a não assinar termo enviado pela Caixa
- Pesquisa da Fenae quer ouvir empregados da Caixa sobre capacitação profissional