Reajuste do Cabesp Família "tira" a saúde de seus usuários
Aumento de 30,44%, a partir de 1º de maio, irá elevar as mensalidades a níveis impraticáveis
Os recorrentes reajustes acima da inflação aplicados no Plano Cabesp Família, que não possui uma fiscalização da Agência Nacional de Saúde (ANS) por ser de autogestão, está tirando - ironicamente - a saúde de seus usuários.
A história vem se repetindo ao longo dos anos: em 2012, o aumento foi de 22,01% e provocou a evasão de inúmeras pessoas, conforme noticiou a Afubesp com a publicação de cartas de associados enviadas à entidade na época. Em 2013, o índice foi de 11% e também causou revolta nos usuários, tornando a situação cada vez mais insustentável. Agora, em 2014, a Cabesp anuncia o maior reajuste dos últimos tempos: 30,44%, um índice que irá elevar as mensalidades a níveis impraticáveis.
Com os aumentos aplicados apenas nos últimos três anos, o valor a ser pago mensalmente a partir de 1º maio teve um crescimento perto dos 77%, levando em consideração o efeito cascata.
De acordo com a subseção do Dieese da Contraf-CUT, uma pessoa com mais de 60 anos, que tenha feito sua adesão ao Cabesp Família até 31/12/2003, vai passar a pagar R$ 1.648,37, caso tenha optado por acomodação individual, ou R$ 1.360,67 se escolheu por quarto coletivo. Quem consegue arcar com tal despesa???
Confira as faixas na tabela abaixo:

Proteste
A Afubesp informa que estuda medidas para defender os direitos dos usuários do Cabesp Família e orienta os colegas a assinarem a petição online que reivindica a redução do índice do aumento. Até agora, o documento virtual está com 1.160 assinaturas.
>>> Assine a petição
Para ajudar no debate de ideias, a Afubesp criou um grupo no Facebook chamado Cabesp - Mãos Dadas pela Cabesp, aberto a todos os usuários da Caixa Beneficente.
>>> Faça parte do grupo
Leia mais - O absurdo reajuste do Cabesp Família
Por Érika Soares - Afubesp
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Promoção por Mérito é conquista e precisa ser paga em janeiro
- Lucro de bancos no Brasil supera os ganhos do setor em 15 países latino-americanos somados
- Edital convoca empregados da Caixa para assembleia extraordinária virtual no dia 4 de agosto
- Lucro do Santander despenca em meio a demissões, terceirizações e fechamento de agências
- Trabalhadores voltam à mesa de negociação com os bancos nesta quinta-feira (30) para discutir cláusulas econômicas
- Mesa única de negociação: o escudo que salvou bancários do arrocho e agora volta a ser alvo dos bancos
- Representação dos empregados pede reunião com presidente da Caixa após notícias sobre atletas patrocinados
- COE cobra avanços em saúde e condições de trabalho na terceira negociação específica com o Santander
- COE entrega pauta específica ao Bradesco e reforça defesa do emprego e dos direitos dos bancários
- Terceira rodada de negociação com o Santander terá saúde como tema central nesta terça-feira (28)
- Dia Nacional de Luta: Sindicato intensifica mobilização em Catanduva para fortalecer campanha e defender direitos da categoria
- Quem faz a Caixa merece cuidado: em Dia Nacional de Luta, bancários de Catanduva cobram responsabilidade do banco com o Saúde Caixa
- Em Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Sindicato faz alerta sobre o adoecimento da categoria bancária
- Clube dos Bancários conclui serviços de manutenção e reabre a partir desta terça-feira (28)
- FGTS deve distribuir lucros entre os trabalhadores; valor será depositado em agosto