Generosos com acionistas, avarentos com bancários
Bancos pagam dividendos em percentuais muito maiores que os da PLR distribuída entre os trabalhadores
São Paulo – Levantamento feito pela Austin Ratings mostra que as instituições financeiras são ótimas pagadoras quando se trata de dividir seus lucros entre os acionistas. Avaliando os cinco maiores bancos no país – BB, Caixa, Itaú, Bradesco e Santander –, a agência concluiu que todos pagaram dividendos aos acionistas maiores que os 25% obrigatórios.
Santander e Caixa foram os mais generosos em 2013. Distribuíram aos sócios dividendos e juros sobre o capital (JCP) de 68,5% e 60,9%, respectivamente. Banco do Brasil e Itaú vêm em seguida no ranking da benevolência, os dois com o mesmo percentual: 37,2%. O do Bradesco foi menor, porém ainda farto: 34%.
Mas quando se trata de dividir seus resultados entre os funcionários, as instituições financeiras mudam de postura. Segundo estimativas dos percentuais de distribuição do lucro líquido como PLR (Participação nos Lucros e Resultados) da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, eles não ultrapassam 17%.
PLR – No ano passado, a Caixa distribuiu aos trabalhadores 16,95% do seu lucro a título de PLR. O percentual estimado do BB foi de 9,25% (não entra nesse cálculo a parcela variável do módulo bônus, pois não é possível estimá-la já que é vinculada a metas). A PLR paga pelo espanhol Santander abocanhou apenas 7,20% de seu lucro. A do Bradesco também ficou em 7,20% e a do Itaú, em 6,59%.
Na comparação entre o que foi pago como PLR da CCT aos trabalhadores em 2013 e o destinado aos acionistas, os valores foram 61,3 pontos percentuais maiores no Santander; 43,95 p.p. acima na Caixa; 30,61 p.p. no Itaú; no BB foram 27,96 p.p. a mais; e no Bradesco: 26,8 p.p.
“Os números mostram que os trabalhadores precisam ser cada vez mais valorizados pelos bancos, porque são responsáveis por seus resultados, construindo no dia a dia seus lucros”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Além disso, lembramos que os bancos são concessões públicas, portanto, deveriam ter a preocupação de ampliar a bancarização e o acesso ao crédito da população, e não em aumentar os dividendos de acionistas.”
Menos retorno – Outro dado ilustra muito bem como os trabalhadores recebem menos do que deveriam por seus esforços. A parcela do valor adicionado das instituições financeiras destinadas aos bancários tem caído nos últimos anos.
Valor adicionado são todas as receitas do banco, subtraídas as despesas de intermediação financeira e operacionais. Esse valor é distribuído entre acionistas (na forma dividendos e lucros retidos), governo (pagamento de impostos) e trabalhadores (remuneração, vales, auxílios, FGTS).
Entre 1999 e 2005, em média, os acionistas ficavam com 25,9% dessa distribuição do valor adicionado (DVA), os impostos consumiam 24%, e 50,1% eram destinados aos trabalhadores. Nos últimos anos, entre 2006 e 2012, houve uma inversão: enquanto o governo continua na casa dos 23%, os acionistas passaram a receber em média quase 40% e aos trabalhadores restaram 37%.
Leia mais
> Bancários trabalham mais para remunerar acionistas
Andréa Ponte Souza
MAIS NOTÍCIAS
- Comando Nacional propõe “Pacto pela saúde dos bancários"
- STF confirma constitucionalidade da Lei da Igualdade Salarial e reforça obrigação de transparência das empresas
- Lucro contábil da Caixa é de R$ 3,469 bilhões no primeiro trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Após cobrança, reunião sobre a Cassi é marcada para essa quinta-feira (14)
- Fechamento de agências e sobrecarga de trabalho dominam reunião entre COE Santander e direção do banco
- Pela Vida das Mulheres, a Luta é de todos: CUT lança campanha permanente de combate ao feminicídio
- 13 de Maio reforça luta antirracista e mobiliza categoria bancária para a Campanha Nacional
- Dieese realiza jornada de debates nacionais pelo fim da 6x1: confira locais e datas
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades