17/04/2014
Banco espanhol é tricampeão em março de reclamações de clientes no BC
O Santander liderou em março, pelo terceiro mês consecutivo, o ranking das instituições financeiras com o maior número de reclamações entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, de acordo com levantamento do Banco Central (BC), divulgado na terça-feira (15).O banco espanhol teve 349 reclamações procedentes em março, contando com 22.851 milhões clientes sob o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que representa o índice de 1,52 no mês, o mais alto entre as maiores instituições.
"O tricampeonato do Santander em 2014 não surpreende o movimento sindical, que não se cansa de criticar a falta de funcionários, a sobrecarga de serviços e a pressão das metas abusivas como fatores que prejudicam o trabalho dos bancários e o atendimento dos clientes", afirma o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
"Para sair dessa incômoda posição, o banco tem optado por gastos milionários em marketing e patrocínios da Copa Libertadores e da Fórmula 1, mas isso não tem resolvido o problema. A solução é parar de demitir, contratar mais funcionários e melhorar as condições de trabalho, a fim de garantir atendimento de qualidade aos clientes", defende o dirigente sindical.
HSBC, Banrisul, BB e Caixa vem depois
O HSBC manteve a segunda posição, com índice de 1,11. O banco teve 67 reclamações divididas entre 6.026 milhões de clientes.
O Banrisul continuou no terceiro lugar, ao apresentar índice de 0,99, com 24 reclamações e 2.417 milhões de correntistas.
Na quarta colocação vem o Banco do Brasil, que não aparecia entre as cinco instituições com maior número de reclamações em fevereiro. O banco público teve índice 0,85, resultado de 316 reclamações procedentes para um universo de 36.843 milhões de clientes.
Encerrando o "top five" está a Caixa Econômica Federal, com índice de 0,82. Foram 489 queixas para 58.977 milhões de correntistas.
No total, foram 1.817 reclamações de clientes procedentes em março, contra 2.384 em fevereiro.
Maior reclamação é contra débitos não autorizados
Os débitos não autorizados continuam a liderar o ranking, com 306 ocorrências. Neste caso, o banco que aparece primeiro na lista é a Caixa, com 93 casos, seguida pelo Santander (75), Banco do Brasil (63), Itaú (38) e Bradesco (31).
Cobrança irregular de tarifa sobre serviço não contratado é a segunda maior fonte de reclamações, com 161 ocorrências. Em terceiro lugar estão os esclarecimentos incompletos dados pelos bancos, com 148 reclamações procedentes.
Entre bancos menores, BMG lidera em queixas
Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o BMG aparece na liderança no mês de março, com índice de 1.065, 26 e 71 reclamações, para 6.665 clientes. O Panamericano está na segunda colocação, seguido pelo J.Malucelli, BNP Paribas e Daycoval, em quinto lugar.
Entre as administradoras de consórcio, o BC computou oito reclamações, o mesmo número do mês de fevereiro. E no topo da lista está a Bauru Administradora de Consórcios.
Fonte: Contraf-CUT com Banco Central
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Rede 2026 do BB acende alerta: Sindicato debate impactos e reforça defesa dos trabalhadores
- Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE
- Dia da Visibilidade Trans: Sindicato reforça luta por respeito, dignidade e direitos em ano de Campanha Nacional
- Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%
- Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
- Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
- BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
- COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária
- Sindicato protesta contra fechamento de agência do Santander e denuncia exclusão financeira pelo banco em José Bonifácio
- Aproveite as férias e o carnaval na Colônia da Afubesp, com desconto para sindicalizados!
- Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026
- Vale-alimentação e vale-refeição: novas regras passam a valer a partir de fevereiro
- Sindicato parabeniza Contraf-CUT pelos 20 anos de conquistas!
- Promotor denuncia uso de fintechs pelo crime organizado e movimento sindical cobra maior regulação
- Dia Nacional do Aposentado reafirma luta por direitos, dignidade e valorização de quem construiu o país