Mediação nesta quarta no MPT discute demissões e rotatividade no Santander
O Ministério Público do Trabalho (MPT) promove nesta quarta-feira (9), às 14h, nova audiência de mediação entre a Contraf-CUT e o Santander, em Brasília. Estará em discussão o processo de demissões em massa ocorrido na véspera do Natal e a política de rotatividade do banco espanhol.
A primeira mediação no MPT, realizada a pedido da Contraf-CUT, ocorreu no dia 12 de dezembro, que obrigou o banco a entregar uma lista de 1.280 desligamentos em dezembro em todo país. "Esse número só não foi maior por causa das denúncias, dos protestos e das mobilizações das entidades sindicais, pois havia estimativas de que as dispensas chegariam até 5 mil", destaca o funcionário do Santander e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
A nova audiência foi convocada pela procuradora do MPT, Ana Cristina Tostes Ribeiro. "Além da reintegração dos demitidos, queremos discutir uma política permanente de emprego no Santander, visando o fim das demissões imotivadas e da política de rotatividade, mais contratações e melhores condições de trabalho", afirma o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.
Na primeira audiência, o MPT requereu alguns dados mensais do Santander para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2011 e 2012 (exceto dezembro), que foram enviados para a Contraf-CUT.
"Pela primeira vez tivemos acesso aos números do banco, que foram analisados pelos técnicos do Dieese, comprovando a prática da rotatividade, essa jabuticaba que só existe no Brasil e que visa reduzir custos de pessoal para turbinar os lucros", destaca Cordeiro.
"É importante ressaltar", salienta Ademir, "que essa mediação no MPT não interfere nem direta nem indiretamente nas decisões judiciais - liminares - já concedidas pela Justiça do Trabalho que permanecem em vigor beneficiando as bases territoriais da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Bahia e Paraíba".
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco
- Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados
- Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
- Live Fim de Ano Premiado premia 21 bancários e bancárias, celebra valorização da categoria e reconhece confiança dos associados no Sindicato
- Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%
- Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência
- Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT
- Campanha de Sindicalização 2025 da Fetec-CUT/SP premia bancários de Araraquara e Guarulhos
- Participe da pesquisa da FETEC-CUT/SP e ajude a aprimorar a nossa comunicação
- FETEC registra mais de 700 novas sindicalizações em campanha histórica
- 10 de dezembro: Dia de defender os direitos humanos e a democracia
- Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
- Centrais sindicais vão as ruas para exigir queda nos juros do Banco Central
- Empregados são orientados a não assinar termo enviado pela Caixa
- Pesquisa da Fenae quer ouvir empregados da Caixa sobre capacitação profissional