Amarildo Davoli toma posse na Câmara Municipal
O prefeito Geraldo Vinholi (PSDB), o vice-prefeito Carlos Roberto Tafuri (DEM) e 13 os vereadores eleitos em Catanduva tomaram posse na última terça-feira, 1º de janeiro, em cerimônia realizada no Teatro Municipal “Aniz Pachá”. Da legislatura anterior, foram reeleitos apenas quatro vereadores: Marcos Crippa (PTB), Daniel Palmeira de Lima (PDT), Luís Pereira (PSDB) e Francisco Batista de Souza (PDT), o Careca.
A escolha de nove novos nomes expressa o descontentamento da população com a legislatura anterior, bem como a necessidade gritante de mudança no cenário político catanduvense.
Entre os escolhidos pela população catanduvense para representa-la na Câmara a partir de 2013 está Amarildo Davoli (PT), atual presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região. Dessa forma, o Sindicato, que celebra 50 anos em 2013, comemora também a conquista de mais representatividade política.
“Estou muito feliz pela confiança depositada em mim. Continuarei trabalhando incansavelmente para consolidar e ampliar os direitos dos trabalhadores e defender os interesses da população”, afirma.
Em outro momento político, o Sindicato dos Bancários pleiteou uma cadeira vereador e chegou a ter um representante no poder executivo como secretário.
A Polêmica da mesa diretora
Durante a solenidade, foi realizada eleição aberta para determinar os nomes que irão compor a mesa diretora da Câmara Municipal no próximo biênio. Com nove votos foram eleitos: Marcos Crippa, para presidente; Osvaldo Crivelari (PT), o Vado, para vice-presidente; Daniel Palmeira de Lima (PDT) para primeiro secretário e Julinho Ramos (DEM), para segundo secretário.
Receberam três votos Amarildo Davoli (PT) para a Presidência; José Alfredo Luiz Jorge (PMDB) para vice-presidente e Cidimar Porto (PMDB) para primeiro secretário. Wilson Paraná (PT) foi votado duas vezes para segundo secretário. Aparecido de Lima, o Cido Verdureiro (PV) recebeu um voto.
José Alfredo anulou seu voto em protesto contra a traição que afirmou ter sofrido. Segundo o político, oito vereadores ali presentes firmaram o compromisso de renovar a mesa diretora, mas quatro deles mudaram de ideia. Cópias do acordo assinado por eles foram distribuídas aos presentes.
“A iniciativa de eleger uma nova mesa diretora surgiu devido à necessidade de mudança demonstrada pela população ao reeleger apenas quatro vereadores da legislatura anterior”, explica Amarildo Davoli, presidente na chapa de José Alfredo.
Inflamados discursos
Em um discurso exaltado, Marcos Crippa afirmou não admitir a crítica de José Alfredo e disse que irá “pôr ordem na Câmara”.
Na sua vez, Daniel Palmeira de Lima fez referância às boas relações entre Prefeitura e Câmara, esquecendo-se do longo período (entre 2011 e 2012) em que legislativo e executivo se ignoraram, desrespeitando a população, por discordarem a respeito da cobrança da CIP – Custeio de Iluminação Pública – em Catanduva. Ainda segundo Lima, no último mandato, a Câmara foi como uma família, o que deseja que se repita.
Geraldo Vinholi encerrou o evento com seu discurso objetivo. O prefeito comentou sua dificuldade em conquistar os catanduvenses. “Por não ser daqui, tive que demonstrar meu amor pelo município a cada dia”, desabafou.
Vinholi também prometeu dar mais atenção aos bairros periféricos e cidadãos carentes de Catanduva que teriam sido negligenciados por Afonso Macchione. “A cidade deve ser bem cuidada, ficar bonita. Mas não podemos negligenciar a população mais necessitada de apoio”, cutucou.
Discursaram ainda Luís Pereira (PSDB), vereador mais votado, o ex-prefeito Afonso Macchione Neto (sem partido) e o vice-prefeito eleito, Carlos Roberto Tafuri (DEM).
MAIS NOTÍCIAS
- Fim do recesso parlamentar exige mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores
- NR-1: bancários cobram participação efetiva na prevenção e gerenciamento de riscos psicossociais
- Sindicato participa do lançamento do Comitê Popular de Lutas de Catanduva e região
- Bradesco lucra R$ 13,861 bi no semestre, mas segue demitindo e fechando agências
- Itaú lucra alto no semestre, mas segue extinguindo empregos e fechando agências
- Financiários definem prioridades para a Campanha Nacional 2026
- CUT convoca mobilização nacional no dia 10 de agosto pelo fim da escala 6x1
- Banco Central reduz Selic para 14% ao ano, mas juros seguem elevados e favorecendo apenas o mercado financeiro
- Mobilização ganha força nas agências e recado aos bancos é claro: a categoria exige valorização!
- Santander tenta intimidar Previc na Justiça para se eximir de obrigações com o Banesprev
- Saúde Caixa: Banco apresenta proposta que chega a dobrar mensalidade
- Economus: Diálogo com conselheiros resulta em propostas de melhorias no processo de autorização para exames
- Conferência Nacional dos Financiários começa com debate sobre perfil da categoria, saúde e prioridades da Campanha Nacional 2026
- BB perde a oportunidade de apresentar respostas às reivindicações dos trabalhadores
- Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco